domingo, 10 de maio de 2009

Havelange e o futebol

Devido aos intensos trabalhos relativos à celebração dos "90 ANOS DO ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS" não consegui fazer em tempo, algo que pudesse homenagear o "presidente de honra" do Fluminense Football Club, João Havelange. Nascido em 8 de maio de 1916, Jean-Marie Faustin Godefroid Havelange, o carioca João Havelange, completou 93 anos. Mas, "pra não dizer que não falei das flores", mostrarei só uma pequena faceta de Havelange que muitos desconhecem.

Na infância de Havelange, em sua casa no Cosme Velho, seu pai mandara plantar um pomar com todos os tipos de frutas e construiu um campo de futebol gramado e uma piscina. Havelange sempre obedeceu fielmente seu pai, Faustin. Tanto é que, em seu leito de morte, o pai de Havelange, pediu-lhe que se tornasse um atleta olímpico. E Havelange cumpriu o prometido!

Porém, uma desobediência secreta Havelange faria em relação ao seu pai. Havelange pegava o bonde e soltava na porta principal do Fluminense, para encontrar seus amigos e praticar uma atividade que seu pai não queria que ele praticasse nem de brincadeira.

Havelange jogava futebol escondido. Ele era beque esquerdo. Na adolescência, o pai não se importava. Havelange tinha até sido campeão carioca no juvenil do Fluminense, em 1931.

Já uma outra faceta de Havelange, em relação ao futebol, muitos já conhecem. Foi com Havelange na presidência da CBD (1958 - 1974), que o Brasil foi campeão mundial de futebol em 1958, 1962 e 1970. E foi durante sua administração à frente da presidênca da Fifa (1974 - 1998), que Havelange conseguiu dobrar o número de países filiados à entidade. Havelange fez com que a Fifa tivesse mais países filiados do que a própria ONU. Após deixar o cargo foi eleito presidente de honra da Fifa e da CBF.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM