sexta-feira, 29 de maio de 2009

"HOJE, O BRASIL PAROU"!!!


Hoje, exatamente no dia 29 de maio, "HÁ 90 ANOS, O BRASIL PAROU PELA PRIMEIRA VEZ POR CAUSA DO FUTEBOL". Neste dia, a Seleção Brasileira conquistava o Campeonato Sul-Americano de 1919, no "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS". Devido ao idealismo, ousadia e o espírito empreendedor do Drº Arnaldo Guinle, o Fluminense Football Club, construiu o "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS" especialmente para a realização do Campeonato Sul-Americano. Parafraseando o grande jornalista e escritor, Ruy Castro, "O FUTEBOL BRASILEIRO DEVE MUITO AO FLUMINENSE".

Mais do que qualquer partida, Brasil e Uruguai paralisaram o Rio de Janeiro. Nas repartições públicas, por ordem do presidente da República, foi decretado ponto facultativo. Os bancos não funcionaram no dia da grande final, enquanto grande parte do comércio fechava suas portas às 12 horas para que seus funcionários pudessem acompanhar a partida. As portas do Estádio das Laranjeiras foram abertas às 9 horas. Muita gente esperava do lado de fora desde às 8 e meia. Muitos entraram com seu farnel de piquenique. O jogo estava marcado para às 14 horas. Porém, iniciou-se às 14 horas e 15 minutos.


Torcedores impossibilitados de entrar no estádio - por falta de dinheiro ou por não achar mais ingressos à venda - apertavam-se nos morros em volta do estádio para assistir mesmo de longe o jogo. E outros passavam a acompanhar o seu resultado em plena Avenida Rio Branco: usando o telefone, o jornal "O Paiz" colocou na porta de sua redação um painel informando ao público o desenrolar da partida, atraindo uma verdadeira multidão. Na época, o rádio ainda não tinha chegado ao Brasil, fato que só ocorreria em 1922.

No tempo normal a partida ficou em 0 x 0, indo para a prorrogação. No final desta, Marcos Carneiro de Mendonça foi obrigado a usar toda a sua técnica para evitar o gol que daria o título aos uruguaios. Segundo o próprio Marcos, "a mais importante e incrível defesa" de toda a sua vida. Friedenreich, o outro herói do dia, marcou o gol do título, na segunda prorrogação de 30 minutos. O jogo terminou às 17 horas e 25 minutos. No final, Brasil 1 x 0. Marcos era, ao lado de Friedenreich, o alvo maior das saudações. Sairam consagrados como verdadeiros "heróis populares". O placar da grande final contra o Uruguai, serviria de inspiração para uma obra-prima do jovem compositor Pixinguinha: "UM A ZERO". A importância deste título seria ressaltada pelo saudoso jornalista João Saldanha: "Penso que o grande salto do nosso futebol, e que indicava possibilidades internacionais, foi dado em 1919, quando organizamos o Campeonato Sul-Americano de Futebol".

Por toda a cidade, naquela quinta-feira, dia 29 de maio, da estação do Méier até o Café Lamas, a festa era intensa. O torcedor brasileiro pela primeira vez na história foi para as ruas comemorar. E pela primeira vez ecoava-se nas ruas da capital da República um grito que, a partir daquele dia, tornaria-se comum na boca do torcedor brasileiro: "É CAMPEÃO"!!!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM