domingo, 10 de maio de 2009

Segunda-feira, 11 de maio. Compareçam!

Chegando bem cedo às Laranjeiras neste sábado pela manhã, antes de me dirigir ao estádio, parei no Bar do Fidélis para um café expresso. Mas enquanto o café não ficava pronto, não resisti e dei uma rápida olhada no campo para ver se o treino já começara. Sentia que teríamos um lindo dia de Sol. Como não vi ninguém, voltei para o café. Quando vi o jovem atacante Tartá chegando com uma mala de roupas e me desejando "bom dia", conclui que era cedo mesmo.

Após o café, parti para a execução de meu plano que se resumia a estender uma faixa no segundo andar das arquibancadas do Estádio das Laranjeiras. Colocando a faixa sozinho, em um momento inicial, tive alguma dificuldade por causa do vento. Mas, logo depois me veio o traquejo dos tempos de adolescência, em que incontáveis vezes entre 1978 e 1981, colocava a faixa da Torcida Tijunense.

Na medida em que a faixa ia ganhando seu formato e já podia-se ler, "LARANJEIRAS - 11 - 05 - 1919 - AQUI NASCEU O FUTEBOL DO BRASIL", o gramado ainda vazio, só contava com os goleiros tricolores, Fernando Henrique, Ricardo Berna, Rafael e Cetin, como bons observadores. Entre eles, o mais atento, aos dizeres da faixa era Ricardo Berna. Espero que a leitura da faixa, tenha servido para um pequeno momento de reflexão entre eles.

Momentos depois, já refeito e instalado na arquibancada do segundo andar, enquanto o elenco tricolor fazia um treino leve e animado comandado por Parreira, poderia aproveitar calmamente o lindo dia de Sol, que se descortinava nas Laranjeiras. Como não poderia dar vazão a minha verve "piscineira", mesmo na arquibancada, o lindo dia de Sol me "quebrava o galho".

A cada grupo de torcedores tricolores que se deparavam comigo nas arquibancadas, dizia a eles: "Tricolores, nesta segunda-feira, dia 11 de maio, o Estádio das Laranjeiras estará completando 90 anos de sua inauguração. Faremos uma manifestação por volta das 10 h, para celebrarmos esta data histórica do Fluminense e do futebol do Brasil. Venham vestidos com a camisa do Fluminense ou do Brasil. Compareçam"!

Saudações Tricolores

2 comentários:

  1. Eduardo,

    vamos colocar fotos neste blog.

    Parabéns pela homenagem prestada ao nosso Estádio!!

    ResponderExcluir
  2. Em termos de futebol brasileiro não podemos tirar outros pioneiros, como Charles Muller, da História. (Associação Atlética) Ponte Preta e (Sport Club) Rio Grande criaram deptos de futebol antes do Fluminense ser fundado.

    Porém, uma coisa é inegável: nas Laranjeiras, em 1919, foi gestada e parida a Seleção Brasileira.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM