terça-feira, 2 de junho de 2009

Sul-Americano de 1919

Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, foi o lançamento do livro SUL-AMERICANO DE 1919, "Quando o Brasil descobriu o futebol", do jornalista Roberto Sander, pela Maquinária Editora. O evento ocorreu na livraria Saraiva do Shopping Rio Sul. Foi uma boa oportunidade para encontrarmos não só o Sander, mas outros pesquisadores de futebol, como Gustavo Cortes que é autor (junto com Raymundo Quadros) do livro "Mémórias da Conquista: 80 anos do título", que narra a trajetória do São Cristóvão Futebol e Regatas na conquista do título de campeão carioca de 1926.

O livro SUL-AMERICANO DE 1919 "Quando o Brasil descobriu o futebol" é muito bem documentado. O livro conta com 42 fotografias, 7 charges e as fichas técnicas das partidas em suas 83 páginas. Roberto Sander faz um ótima viagem no tempo, contextualizando o Brasil da época, com enfoques políticos, econômicos e sociais. O autor demonstra todo o poder do futebol no ano de 1919 e a importância da conquista do título de campeão Sul-Americano pelo selecionado brasileiro para o futebol de nosso país.

Em breve (provavelmente em julho, mês de aniversário do Fluminense), Roberto Sander lançará o livro "OS DEZ MAIS DO FLUMINENSE" contando as biografias de alguns dos maiores craques tricolores. O livro faz parte da coleção "Ídolos Imortais" da Maquinária Editora. Os craques que integram o "scratch" tricolor são: Marcos Carneiro de Mendonça, Romeu Peliciari, Orlando "Pingo de Ouro", Castilho, Pinheiro, Telê, Valdo, Félix, Rivelino e Assis. O objetivo maior desse projeto é resgatar a memória de craques que, ao longo do século XX, tiveram um papel de relevância na construção da nossa idetidade nacional.

Vale a pena conferir o trabalho do Sander. Pois, desta forma, Roberto Sander presta um enorme serviço para a "CULTURA TRICOLOR". E o melhor de tudo, é sabermos que, tanto o "SUL-AMERICANO DE 1919", quanto "OS DEZ MAIS DO FLUMINENSE" tiveram como palco principal de suas maravilhosas histórias o "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS - MONUMENTO NACIONAL".

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM