terça-feira, 14 de julho de 2009

O "lançamento" de Julio Bueno

Nesta segunda-feira, dia 13 de julho, foi o lançamento da candidatura de Julio Bueno para presidente do Fluminense Football Club. O "CIDADÃO FLUMINENSE" gentilmente convidado, esteve presente para conferir o encontro de vários tricolores. O evento ocorreu no Edifício Argentina, na Praia de Botafogo.

O auditório estava lotado com aproximadamente 150 pessoas, entre torcedores, sócios do Flu, vários Conselheiros e alguns Beneméritos. Estava presente o sr°. David Fischel, ex-presidente do Fluminense e a srª. Frida Fischel; o Benemérito Argeu Affonso; o Professor Ivan Proença; o radialista Deni Menezes; o sr°. Armando Giesta, "presidente de honra" da Torcida Young Flu e o atual Vice-presidente de Marketing do Fluminense, o sr°. Daniel Bastos. Era perceptível no auditório a presença de alguns integrantes dos mais diversos grupos políticos do Fluminense prestigiando a palestra.

Julio Bueno, 54 anos, é o atual Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro. Julio Bueno é formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ. Engenheiro da Petrobras desde 1978. Foi diretor do INMETRO de 1991 a 1994. E presidente do INMETRO de 1995 a 1999. Foi diretor da Petrobras Distribuidora, de 1991 a 2001. E presidente da Petrobras Distribuidora de 2001 a 2003. Foi também Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Espírito Santo.

Julio Bueno iniciou sua apresentação demonstrando as "Linhas Gerais do Projeto" que pretende implementar caso vença as eleições de novembro de 2010. Julio Bueno que é "um torcedor de arquibancada" lembrou do time que tinha Castilho e Pinheiro, em 1960, e que perdeu o título carioca para o América, quando começou a torcer nas arquibancadas. Destacou a Taça Olímpica que mostra um Fluminense bem sucedido, mas também uma trajetória de insucessos nos últimos 25 anos e que é muito menos do que ganhamos nos outros 75 anos anteriores. E que o mundo muda drasticamente.

Julio Bueno disse ter uma trajetória ligada ao futebol. E que o futebol no Brasil é uma questão cultural. E que talvez, o futebol abra as portas comercialmente para o Brasil, mais até do que a música. Lembrou que o futebol e o Fluminense fazem parte de sua vida.

Pretende dar atenção especial:
- Viabilizar a perpetuidade da insituição Fluminense;
- A sua torcida;
- O "expertise" em formar atletas.

Diretrizes:
- O futebol do Fluminense virar empresa;
- Os recursos do clube serão dirigidos ao clube integralmente;
- Todos os esportes olímpicos devem ser auto-sustentáveis com amplo apoio da Direção para que se torne viável;
- Modernização da infra-estrutura do clube;
- Mudança administrativa e organizacional do clube.

Julio Bueno pretende transformar o Conselho Diretor em Conselho de Administração. Segundo ele, "o presidente do Fluminense não assinará cheque". Para Julio Bueno o presidente do clube hoje não atende as demandas de um mundo moderno. Pretende criar uma "assembléia de acionistas" que seria o Conselho Deliberativo. E disse que "não podemos prescindir da experiência de David Fischel, Francisco Horta, entre outros".

Futebol:
- Fazer com que o Fluminense se torne uma empresa pública, lançando ações em bolsa de valores;
- Deverão ser escolhidos 2 parceiros para o projeto de financiabilidade;
- Banco de investimento;
- Um incorporador;
- Construir um CT fora das Laranjeiras;
- Estádio;
- Governança para contratação de atletas e comissão técnica;
- Caso o Maracanã seja privatizado será o estádio do Fluminense.

Receitas do Futebol Profissional:
- Bilheteria;
- Patrocinador;
- Televisão;
- Merchandising;
- Comercialização de atletas.

Em alguns aspectos econômicos da palestra Julio Bueno era auxiliado por Diogo Bueno, seu filho, que é economista da PUC. Julio disse: "- Dá para equacionar a dívida do Fluminense". E em seguida falou sobre Xerém, dizendo que o modelo de negócio, deve ter uma estrutura detentora de 100% dos direitos econômicos e federativos dos atletas.

Acionistas principais:
- Fluminense;
- Investidores;
- Todos os recursos para a transformação do CTVL (Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras) em uma estrutura de formação de atletas.

Julio Bueno lembrou que vendemos mal alguns jogadores. E tem como "premissa fundamental" a questão da dívida. A questão trabalhista é a mais grave. O Fluminense tem que enfrentar as questões.

Mais uma vez, Julio Bueno lembrou que sua história é o futebol. Mas, "temos que ter um social forte". E aí, perguntou: "O Mourão está aí"? "O restaurante tem que ser espetacular"!

Julio Bueno mencionou sua motivação pessoal. Porém, afirmou que "não é simples"! Mas, "é um grande prazer"! Lembrou que é engenheiro da Petrobras e está se aposentando. E que até o final de 2010, conciliará sua vida profissional para assumir a presidência do clube, caso vença a eleição. Julio Bueno afirmou que, "nos últimos 25 anos, se teve algo vitorioso no Fluminense foi a Libertadores da América".

Julio Bueno destacou que "estamos cheios de grupos políticos no Fluminense, numa luta fratricida entre irmãos". Lembrou que, "participou da Vanguarda Tricolor". Mas quis deixar claro que, "sua candidatura é inclusiva. A candidatura é de um projeto e não de grupos". Lembrou que, conversando com um repórter descartou a hipótese de que existem duas candidaturas da situação (Julio Bueno e Deley) e duas de oposição (Peter Siemsen e Ricardo Tenório).

Julio Bueno disse que: "- Se eu enchergasse algum candidato com mais capacidade de tocar esse projeto, retiraria meu nome. Por exemplo: eu considero o Deley, mas ele terá dificuldades no plano econômico". Julio Bueno afirmou que, "a relação do Fluminense com o patrocinador é de recrutamento. A relação não pode ser de recrutamento e sim de parceria".

Sobre o esporte olímpico, Julio Bueno disse que: "- O Fluminense tem obrigação de apoiar três esportes fora do futebol, em condições de competitividade". E disse que: "- Só quero que vote em mim, quem concorde com esse projeto. Eu nunca pedi voto. Espero que seja a primeira vez". Sobre a "reforma estatutária", Julio Bueno acha que só virá no próximo mandato.

Num determinado momento, Julio Bueno foi "aparteado" pelo ex-Vice-presidente Geral do Fluminense Julio Domingues, que lembrou, "a cogestão Internazionale e Milan, em que dividem o Estádio Giuseppe Meazza". Vale lembrar que o Estádio Giuseppe Meazza, no passado tinha o nome de Estádio de San Siro, como ainda preferem chamá-lo os torcedores do Milan, pois Giuseppe Meazza, que jogou em ambos os clubes teve maior destaque na Internazionale.

Julio Bueno afirmou que, "o Fluminense é um clube de segunda linha, hoje no Brasil. Me dói falar isso, mas é fato. A Direção do Fluminense tem que se fazer respeitar". Julio Bueno ainda disse, "a primeira coisa que fiz, foi ir ao Celso Barros (presidente da patrocinadora)". Continuando, "ruim com ela, pior sem ela".

Quando perguntado sobre o projeto "Sócio-torcedor", citou o exemplo da dupla "Grêmio e Internacional". E que, "deve ser uma relação direta entre o projeto e o estádio". Disse que, "o orgulho tricolor será resgatado com as vitórias. E elas virão com uma administração adequada".

Julio Bueno lembrou que, "uma das coisas legais da Vanguarda Tricolor, foi colocar uma propaganda na TV e uma carreata pela Zona Sul do Rio de Janeiro". Mas, afirmou que, "quer fazer a candidatura sobrevoar isso (Vanguarda Tricolor)".

Julio Bueno disse, "já captei muito recurso na minha vida. Negocio gasolina, siderúrgica. No esporte não tenho prática. O que me mata de medo é o futebol. O grito da torcida me xingando, vou ter que fazer cinco análises".

Julio Bueno afirmou que, "na área econômica eu temo. O Banco Fator, estou conversando com eles. Eu torço para a Unimed ficar no Fluminense".

Sobre a torcida, Julio Bueno disse, "a torcida organizada é importante para a beleza da torcida do Fluminense. Acho que o clube pode incentivar as torcidas. Ingresso nós temos que discutir. A princípio todo mundo tem que pagar. Mas, sempre tem conversa".

No final do encontro, o conselheiro Tadeu Sérgio perguntou-lhe sobre o "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS". Julio Bueno respondeu que, "a pergunta sobre o estádio é difícil" (pulando essa). Aí, o conselheiro Igor, "também enfatizou a defesa do estádio". E logo na sequência, foi a minha oportunidade de pronunciar-me "defendendo enfaticamente" o "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS - MONUMENTO NACIONAL".

Na verdade não fiz uma pergunta, durante alguns minutos fiz um pronunciamento sobre a história de nosso estádio, lembrando nossos pioneiros quando afirmavam que, "temos um estádio para 100 anos" e o Ministro da Guerra, Almirante Alexandrino, em 1918, que afirmava que, "tínhamos o nosso Colyseu". Destaquei que, "nós tricolores, temos que recuperar a ousadia, criatividade, empreendedorismo e idealismo dos nossos pioneiros vencedores". Afirmei que, "a maior parte dos tricolores desconhecem a história rica e singular do Fluminense, e consequentemente de nosso estádio". Abordei o "TURISMO" como "atividade econômica que mais cresce no mundo e números que demonstram o enorme potencial de nosso país, em especial o Rio de janeiro, numa escala de vertiginoso crescimento".

Destaquei a criação do Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" com a sua maior finalidade de "LUTAR PELA DEFESA E PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS" e que tinha escrito o livro "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS - MONUMENTO NACIONAL" que está "gratuitamente disponível na internet" para que todos os tricolores tenham acesso a mais informações sobre o nosso histórico estádio. Comparei-o com uma vida humana, dizendo que jamais seria construído algo com tanta história e sua destruição seria algo semelhante "a morte de uma pessoa". Afirmei de forma contundente que, seria inadmissível a possibilidade de um "plebiscito entre os sócios" (como chegou a propor o candidato Julio Bueno), sobre o futuro de nosso histórico estádio, diante da constatação de que muitos dos sócios de nosso clube "NÃO SÃO TRICOLORES".

Alertei aos tricolores que, "temos que observar a viabilidade econômica de nosso estádio por outros paradigmas distantes da economia tradicional (ciente de que os próprios estudos econômicos estão em profunda transformação), observando-se a visibilidade internacional que o Rio de janeiro ganhará na próxima década com os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações, em 2013 e com a Copa do Mundo, em 2014. Afirmei categoricamente que, "a história de nosso estádio, possibilita-nos diversas articulações nacionais e internacionais, independentemente da conquista de títulos no futebol". Não mencionei os Jogos Olímpicos, em 2016, pois ainda esperamos o resultado da cidade sede, que sairá em outubro deste ano. Mas enfatizei que, "os números que apontam o vertiginoso crescimento do turismo em nosso país, independem destes eventos".

Como fui o último do auditório a fazer algum pronunciamento, logo em seguida Julio Bueno retomou a palavra e fez as suas considerações finais, sendo aplaudido entusiasticamente por todos os tricolores presentes. Para minha agradabilíssima surpresa, alguns "companheiros de luta e de glória" vieram parabenizar-me pelo pronunciamento que manteve a platéia absorta durante alguns minutos. E vários "companheiros de luta e de glória" vinham perguntando sobre o Blog e o livro "ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS - MONUMENTO NACIONAL". E no mesmo instante, repassava-lhes o endereço eletrônico do Blog e respondia-lhes: "Leiam no Blog CIDADÃO FLUMINENSE"!

Saudações Tricolores

4 comentários:

  1. Não conheço o Sr Julio Bueno pessoalmente. Aliás, nunca reparei muito em seu nome mesmo após ser nomeado Secretário de Estado.
    Seu discurso é bonito como de outros candidatos.
    No entanto, seu currículo não me inspira confiança, uma vez que até hoje só trabalhou e geriu dinheiro dos outros, e nunca o próprio: Petrosau.., digo, Petrobrás, Inmetro, e depois cargos no Executivo. A mim, pessoalmente, isso não inspira confiança. A dinâmica de trabalho na iniciativa privada é uma, na pública, outra bem diferente. Será que ele terá portanto a vivacidade, a agilidade e a modernidade necessárias para tirar o Fluminense dessa pindaíba gerencial?
    Mas como disse, não o conheço e posso estar redondamente enganado. Mas é um direito meu e de cada cidadão tricolor que vai as urnas. Somos obrigados a julgar cada candidato, fazer o quê?

    Essa parte de S/A, na boa, não vai funcioanr nunca. Para virar S/A, exige-se uma série de controles e rigores fiscais e contábeis impossíveis, a meu ver, de serem cumpridos como manda a lei. Imagine uma venda milionária de um jogador, a questão dos salários de fato e os chamados direito de imagem? Existe aí uma zona muito nebulosa que se colocarmos tudo no papel, o Fluminense vai a falência de imediato, se é que vocês me entendem.
    Não vejo um clube de futebol com perfil de S/A no Brasil. Infelizmente a realidade das leis no Brasil, notadamente a questão da carga tributária, fica a quilometros de distância da realidade da vida, do dia-a-dia. E isso só sabe, voltando ao início, quem já trabalhou na iniciativa privada.

    Mas, posso estar errado, não? Vamos que vamos. Avante Fluminense!

    ResponderExcluir
  2. Caro Tricolor Eduardo Coelho
    Estive presente na reunião do dia 13/07, e fiquei bem impressionado com a palestra do Julio Bueno, me passou sincerirade, honestidade, competência e comprometimento com o FFC. Tenho 51 anos e frequento a arquibancada do Maraca desde 1969, quando assisti "in loco" a memorável vitória sobre o Fla por 3 a 2 com gol do Flávio em um Maracanâ abarrotado. Hoje, estarei dando entrada com a documentação necessária para me tornar sócio do FFC e poder participar da vida do nosso clube de forma mais ativa, e dentro das minhas limitações poder contribuir para as mudanças radicais que o nosso tricolor precisa.
    Tenho acompanhado seus comentários no blog da Flusócio e também co "Cidadão Fluminense", quero lhe parabenizar pela sua iniciativa de realizar o protesto pela vergonha da venda de ingressos da final da Libertadores.
    Estou com dificuldade em fazer o download do livro que você escreveu sobre o Estádio das Laranjeiras, pois no meu trabalho o servidor não permite fazer download de determinados sites e blogs, por isso gostaria de saber quando você lançará a versão impressa para possa adquiri-la.
    Um grande abraço e saudações tricolores.
    Sergio V Caetano
    sergiovcaetano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho reservas quanto a isso de S/A. Colocar papéis no mercado é permitir que torcedores de outros times tenham ingeência sobre o clube.

    Ademais, o fim do esporte deve ser sempre social, e apenas indiretamente mercantil.

    ResponderExcluir
  4. Caro eduardo coelho,fui convidado nao o conhecia pessoalmente e fiquei extremamente impressionado com esta qualidade de candidato.Se tivessemos 3 iguais, eu diria,ESTAMOS SALVOS.A seriedade a firmeza e postura e tudo que pretendemos de um presidente do Fluminense.Que venham outros iguais.Fiquei muito satisfeito.Saudaçoes TRICOLORES. Sergio Carvalho

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM