quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Retratação ao grupo Flusócio

Em primeiro lugar, gostaria de deixar registrado publicamente que, não tenho a intenção de denegrir, nem injuriar este prestimoso grupo como fui acusado. Se até a coluna do jornalista Ancelmo Gois, como muitos outros, cometem equívocos, porque este blog estaria isento? E “quem está na chuva é pra se molhar”. Faz parte do jogo! Estamos sempre correndo riscos!

Que tenha cometido algum equívoco, de minha parte não tem problema algum em reconhecer isso e desculpar-me. Chegaram a lançar dúvidas em relação ao meu caráter, minha qualificação profissional e minhas intenções com o Fluminense. Chegaram a insinuar que eu estaria a serviço de outra candidatura. Essa agressividade, esse sangue na boca é preocupante! Fico preocupado pelo futuro do Fluminense! Aprendi que um erro não justifica o outro! Sou apenas um “tricolor apaixonado” e não um grupo político.

O tempo mostrará meu posicionamento, quanto a isso sou muito tranquilo. Já passei por muitas experiências em minha vida. Estou acostumado a lidar com pressão! Se não fosse norteado por profundas convicções ideológicas e sim por interesses pessoais, com toda certeza, estaria melhor resolvido financeiramente. Mas não são esses os meus valores. Nunca coloquei valores materiais na frente de meus valores e princípios ideológicos. Tornei-me um professor de História para ajudar a transformar o BRASIL e não apenas um clube de futebol.

Fiquem tranquilos que, estarei com a vigilância redobrada em relação as “minhas fontes” (Por mais que, elas continuem insistindo na sua versão. Mas aí, não é mais problema meu, por isso a retratação).

Tenham certeza que, minhas análises políticas construtivas serão feitas sempre que julgar necessário. Sempre com meu estilo cortês e vigoroso. Sou tricolor! Tenho orgulho de honrar nossa camisa que possui “três cores” que traduzem tradição. Só espero que ninguém, em nenhum grupo, queira construir a idéia do “pensamento único” ou tornar-se “detentor do monopólio da virtude”.

Se minha intenção fosse denegrir esse prestimoso grupo, não escreveria no blog. Faria isso em silêncio! Até porque, estou todos os dias no clube, em todos os cantos do clube, em todos os jogos e eventos envolvendo o Fluminense. Tenho muitas outras coisas mais interessantes para fazer, como colaborar efetivamente com o nosso Fluminense Football Club.

Recentemente, enviei uma carta ao srº Peter Siemsen, pessoa pela qual tenho profundo respeito e admiração. Nesta carta, nada mais fazia do que minhas análises políticas e relatava-lhe sobre alguns insultos e ofensas que recebi de um correligionário seu. Na carta não desrespeitei, nem ofendi o prestimoso grupo, seu candidato, nem qualquer integrante, como é de meu costume. Como este prestimoso grupo “vai lidar com as críticas pesadas de seus adversários que, de certo, acontecerão durante o ano eleitoral”, não é da minha competência. Entretanto, sem querer ser desrespeitoso, já me causa apreensão só de imaginar. Mas isso não é exclusividade minha. Existem pessoas neste prestimoso grupo que comungam deste mesmo raciocínio que descrevo.

Observando a nota que escrevi, que causou descontentamento entre alguns membros do grupo e alguns de seus simpatizantes, poderão constatar que, em anexo a ela encontram-se alguns comentários dos mesmos, que não são muito elogiosos a meu respeito. Contudo, faço questão de prezar pela democracia e “liberdade de expressão”.

Esta mesma carta que enviei para o srº Peter Siemsen, enviei para o blog deste prestimoso grupo, porém, ela não foi publicada. E outra coisa que me causou estranheza foi a rapidez com que meus críticos se prontificaram em me atacar. Gozado, infelizmente, não tive a participação e agilidade dos mesmos quando escrevi notas relatando encontros de seu candidato com alguns setores do clube. Me lembrou aquela velha história da “azeitona e da empada”. Mas pelo menos serviu para que essas pessoas demonstrassem que visitam este blog.

Não tenho compromisso com nada que não seja a defesa do Fluminense, seu estádio, sua história, sua memória, suas tradições, seus mitos, seus heróis, seus pioneiros, seu presente e seu futuro. Contudo, agora compreendo melhor, porque o Fluminense encontra-se na situação calamitosa em que está. Todos “querem o melhor” para o Fluminense, em todos os grupos, sem distinção. Porém, alguns não sabem como fazê-lo e saem por cima dos outros. Isto, jamais farei! Sou tricolor!

Não faço política como quem carrega um fardo ou com tristeza. Nem nunca direi: “Toda vez que vou ao Fluminense me aborreço”. Faço política com prazer e alegria. Pois, compreendo a política (e não apenas em nosso clube) como uma atividade nobre. Portanto, muito pelo contrário. Toda vez que estou no Fluminense sinto prazer e alegria. Entretanto, o que jamais faltará em nossas trajetórias serão percalços e vicissitudes, que constantemente estarão testando nossa capacidade de errar. De minha parte, sem problemas, não tenho a pretensão de “refundar” o Fluminense. Sempre que necessário for, se achar correto em reconhecer possíveis equívocos, o farei. Sou Tricolor!

Saudações Tricolores

EDUARDO COELHO

2 comentários:

  1. ***

    Caro Professor,

    a politica nao mais e' um passeio de aristos pela agora ou pater conscriptus pelo forum inter pares.
    Alguem de postura fidalgamente romantica sujeita-se 'as imposturas dos circundantes a cada passo.
    A candidatura do Siemsen possue imperfeicoes que ,creio, nao serao impeditivas de uma situacao melhor no Fluzao.
    Eu, afastado de todo o processo, somente posso invejar-lhe a oportunidade de exercer a cidadania tricolor com o cavalheirismo que lhe e' habitual.

    Saudacoes Tricolores!

    Mauro Balbino.

    ***

    ResponderExcluir
  2. Ao Eduardo Coelho
    gostaria de dizer que não se abata por insultos ou agreções de determinadas pessoas, tem um ditado que diz que narciso acha feio oque não é espelho.
    Eu tenho a ligeira impressão que a pessoa que disse isso de voce é um sujeito que fala mal de todos que não estão do mesmo lado dele do tipo george w. bush(quem não esta comigo esta contra mim)so existindo o preto e o branco, não podendo existir o cinza
    logo peço a voce que não se deixe abater por estes que perdem os argumentos, e quando não os tem, apelam aos insultos e agreções
    saudações tricolores
    João Moraes de Souza
    Tricolor desde 10 de Junho de 1975

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM