quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

"MEU CARO BENEMÉRITO"

Em primeiro lugar, prezado Benemérito Luiz Antonio Barbosa de Castro saiba que é uma honra para o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” receber seu comentário que foi publicado no texto "Desafio no Tênis". É com enorme satisfação que é registrada sua presença neste espaço democrático. Esta atitude demonstra seu altruísmo, humildade e amor para tratar de assuntos referentes ao nosso querido FLUMINENSE.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, agradeço e fico lisonjeado pelas palavras elogiosas e extremamente incentivadoras. Isto prova que o “CIDADÃO FLUMINENSE” está num bom caminho. A satisfação foi tanta, “MEU CARO BENEMÉRITO”, que resolvi escrever um texto para demonstrar meu apreço por suas palavras.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, gostaria de parabenizá-lo pela lealdade, firmeza e galhardia com que defende a gestão Roberto Horcades na tribuna de nossas reuniões do Conselho Deliberativo. “MEU CARO BENEMÉRITO” o senhor é um dos poucos que o fazem. Mas, o faz exibindo todo o seu talento e maestria. "MEU CARO BENEMÉRITO", com toda certeza, o presidente do Fluminense, sr° Roberto Horcades, se contasse com outros tantos colaboradores de tamanha envergadura como o senhor, não passaria por tantas agruras como tem passado.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, o senhor tem todo direito de discordar de meus textos, como tenho também de discordar de sua opinião. As críticas que o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” faz ao presidente Horcades são políticas. Em nenhum momento, “MEU CARO BENEMÉRITO” o senhor lerá neste espaço democrático, alguma crítica pessoal, palavrão ou qualquer outro tipo de xingamento contra o presidente do Fluminense, o sr° Roberto Horcades. Ao contrário de outros blogs tricolores onde o presidente do Fluminense é xingado pelos mais diversos palavrões.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, o que escrevo é crítica política, voraz, contundente, firme, enérgica, corajosa. Mas, escrevo crítica política! Porém, jamais desrespeitosa! Contudo, imagino estar incomodando. Será isto mais uma prova de que o Blog "CIDADÃO FLUMINENSE" está no caminho certo??? Em nenhum instante, utilizei palavras em relação ao presidente Horcades, que não venham sendo usadas por jornalistas da grande mídia. Portanto, julgar que não posso utilizá-las é excluir-me, discriminar-me. Outra coisa que não aceito.

“MEU CARO BENEMÉRITO” o senhor escreve que por ser sócio devo respeito à figura do presidente. Desculpe-me, mas considero que o senhor tenha cometido um pequenino equívoco. Devo respeito a todo ser humano independente da posição social que ocupe, do nível de instrução que tenha e da condição econômica que possua. Devido a minha boa base familiar, que me permitiu possuir valores éticos, princípios humanistas e razoável formação intelectual, aprendi que não devo respeitar as pessoas pelo que elas possuem ou cargo que ocupam. E sim por seus valores, caráter e atitudes dignas de respeito e admiração. É aquela velha questão filosófica entre o “ser” e o “ter”.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, segundo este seu raciocínio, o presidente do Clube teria poderes frente aos sócios. Não! Não devo obediência ao presidente do Clube, não! O Fluminense não é um Quartel Militar. O presidente do Clube só tem poder frente seu “staff” governamental. Os sócios, ao contrário do que imagina, é que tem poder sobre o presidente. Pois são os sócios que outorgam o poder ao presidente.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, compreendo perfeitamente sua maneira de pensar. Umas das características marcantes da sociedade brasileira e sua cultura são a excessiva “hierarquização” e “opressão” ao longo de nossos 509 anos de história oficial. Afinal, somos o país do “VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?” ou do “PONHA-SE NO SEU LUGAR!” Todavia, “MEU CARO BENEMÉRITO”, nem todos são obrigados a concordarem com estes conceitos autoritários e ultrapassados que ainda compartilham da velha máxima: “MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO”. “MEU CARO BENEMÉRITO”, sei que não se trata do seu caso, mas infelizmente, existem pessoas que ainda não acordaram para uma nova realidade planetária onde estes conceitos estão mais do que defasados e obsoletos.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, seguindo aquela linha de raciocínio que diz que “O EXEMPLO VEM DE CIMA”, até que o presidente de nosso Clube, seu aliado político, poderia se empenhar um pouco mais em respeitar as pessoas. Até porque pelo que me consta, não é isto que o senhor Horcades fez em relação às “MULHERES”. E também, pelo que me consta chamar opositores de “ABUTRES”, o que isso significa??? Isto é respeito???

“MEU CARO BENEMÉRITO”, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” está atento aos pronunciamentos do presidente Horcades. Se as pessoas devem respeito ao sr° Horcades, este também deve as pessoas. E se nos basearmos por muitas declarações “infelizes” do sr° Horcades, poderemos afirmar que este senhor que momentaneamente ocupa a presidência do Fluminense “NÃO RESPEITA A INTELIGÊNCIA ALHEIA”.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, aqui no Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” não se joga pra torcida! Aqui não existe discurso de manipulação pra conquistar poder ou pra enganar quem quer que seja. Aqui também não tem ninguém querendo ser o “bacaninha” ou o “revolucionário” do Fluminense. Aqui existe debate e reflexão sobre como se faz política no Fluminense, seja de oposição ou situação. Aqui existe trabalho pela História do Fluminense, patrimônio incalculável e inigualável que nossa atual diretoria não valoriza e não sabe trabalhar. Aqui existe muita energia para defender o patrimônio do Fluminense construído pelo Dr° ARNALDO GUINLE, nosso querido e eterno “PATRONO”. Indubitavelmente, “O MAIOR NOME DA HISTÓRIA DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB”.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, sobre meu “direito sagrado de discordar”, isto está assegurado na Lei máxima de nosso país, a “CONSTITUIÇÃO CIDADÔ promulgada em 5 de outubro de 1988. Portanto, aproveite o ensejo para alertar alguns daqueles que possam equivocadamente pensar que ainda estamos sob o "regime de exceção" e que se incomodam com alguns de meus textos, que não me calarei. E muito menos diante de tentativas de intimidação. Como dizia o grande físico Isaac Newton: “PARA TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO DE FORÇA EM SENTIDO CONTRÁRIO”.

“MEU CARO BENEMÉRITO”, concluindo, gostaria mais uma vez de parabenizá-lo por sua postura, demonstrando o grande tricolor que é. Demonstrando sua bela atitude de vir a este espaço democrático debater as coisas do nosso Fluminense. Aproveite sua proximidade com o presidente de nosso Clube, e faça a ele o alerta para o perigo sobre os “maus conselheiros”. Perceber os equívocos e a maldade dos "maus conselheiros" é extremamente difícil. Pois, em muitos casos, estes são “OS VERDADEIROS ABUTRES”. Ou quem sabe, na verdade “URUBUS”.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM