domingo, 7 de fevereiro de 2010

É a "FORÇA-FLU"!

Chegando neste domingo ao Engenhão, tive logo uma surpresa não muito agradável. Como o Fluminense fazia o jogo de fundo da rodada dupla, a torcida organizada do Botafogo, Fúria Jovem, saiu do Estádio João Havelange na tentativa de “caçar os tricolores”. Não sei se o alvo deles era alguma torcida organizada tricolor ou simplesmente torcedores comuns do Fluminense, também conhecidos como “povão”.

Só sei que no exato instante em que me preparava para comprar o ingresso na Ala Sul do Engenhão (por onde entrava a torcida do FLU), faltando poucos minutos para o início da partida do Fluminense, o “bicho pegou”. Bem, perto da entrada do estádio se encontravam vários integrantes da Torcida Organizada “FORÇA-FLU” e na mesma rua, numa distância aproximadamente de 50 metros, os integrantes da Fúria Jovem do Botafogo se aproximavam. E o detalhe é que entre as duas facções, encontravam-se alguns PM’s. Na medida em que a temperatura subia e voava uma pedra aqui, um pedaço de pau acolá, o número de policiais militares aumentava.

Era possível observar que naquele mesmo instante, vários torcedores do Fluminense entravam no estádio para assistir a partida. Entre eles, tinham crianças, pais, mães, adolescentes e alguns idosos. Num primeiro momento, houve um avanço dos integrantes da Fúria Jovem em direção aos tricolores. Porém, os integrantes da “FORÇA-FLU” em momento algum recuaram. Muito pelo contrário! Partiram em contra-ataque, fazendo com que os alvinegros dessem em retirada. E me parecia até que os integrantes da Fúria Jovem estavam em maior número. De forma tranquila, como quem supervisionava tudo, encontrava-se calmamente encostado num poste, o grande Pagaio, um dos líderes da “FORÇA-FLU”. Pagaio, do alto de sua experiência e liderança na torcida “FORÇA-FLU”, parecia manter a situação sob controle para que nenhum problema acontecesse.

Alguns torcedores possuem certo tipo de preconceito com as torcidas organizadas, independentemente do clube de futebol. Alguns torcedores acham que eles são violentos e não cumprem papel relevante algum para o clube. Mas, o certo é que, naquele instante se não fossem os integrantes da “FORÇA-FLU” os torcedores tricolores comuns, poderiam estar em uma situação muito complicada. Apesar da confusão, não ocorreu nada de grave. A intervenção da Polícia Militar, diga-se de passagem, foi rápida e eficiente dispersando os alvinegros. E todos os tricolores puderam entrar no estádio em segurança. Incluindo a “FORÇA-FLU”.

Num domingo em que, o Maracanã esteve fechado, fica a seguinte reflexão: “É CORRETO MARCAR UMA RODADA DUPLA COM JOGOS DE BOTAFOGO E FLUMINENSE, NO ESTÁDIO MUNICIPAL QUE O BOTAFOGO É CONCESSIONÁRIO, QUE APESAR DAS BOAS INSTALAÇÕES, SEUS TORCEDORES (e principalmente, “as organizadas”) ESTÃO MAIS ACOSTUMADOS A FREQUENTAR E COM ISSO SÃO CONHECEDORES DOS ATALHOS E RUELAS LOCAIS”??? Com a palavra, “os gestores de futebol” do Fluminense!

Apesar de querer entrar logo no estádio para assistir a partida, aproximei-me de um integrante da “FORÇA-FLU” para trocar algumas palavras. E ele tranquilamente disse: “É A FORÇA-FLU”!

Saudações Tricolores

6 comentários:

  1. Por falar em FORÇA FLU, quando será que alguém irá ressucitar a outrora poderosa e atuante torcida organizada???
    A presença da FORÇA FLU nas arquibancadas do MARACA, é simplesmente ridícula e risível, limitandose a meia duzia de bandeiras e integrantes. Que saudades daquela FORÇA FLU dos anos 70 me 80. Espero sinceramente que a mesma se reestruture e reedite o seu passado.
    Saudações tricolores
    Sergio V Caetano

    ResponderExcluir
  2. NÓS TORCEDORES DO FLUMINENSE E INTEGRANTES DA FORÇA FLU NÃO DEIXAREMOS QUE ELA ACABE, MESMO COM TODO PRECONCEITO POR PARTE DA TORCIDA DO FLU PARA COM AS SUAS ORGANIZADAS.IDEOLOGIA VERDE CORRE NAS VEIAS.

    FORÇA FLU 17º COMANDO
    UM EXEMPLO DE FORÇA E DE FLU

    ResponderExcluir
  3. Também sou defensor incondicional das organizadas do nosso clube. Elas são necessárias sim, e são muito parceiras do clube sim.
    Realmente é uma pena que a Força Flu, uma das principais do Fluminense ao longo de sua história, esteja tão pequena atualmente.Enquanto isso temos que aguentar umas torcidas que ao menos a mim, não convencem, como 'Jovem Flu' e 'Garra Tricolor'. É uma pena que eles prefiram andar sozinhos a fortalecer tradicionais organizadas do Flu. Mas enfim, não sou expert no tema, é apenas uma opinão de leigo (mas que vai a TODOS os jogos no Maraca há uns 10 anos pelo menos).

    De qualquer forma, vida longa e cada vez mais forte a Força Flu e Young Flu, duas organizadas que tem meu respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  4. Bem ou mal a torcida força flu mesmo pequena ainda ta tentando crescer e voltar a tradicional..mas como o amigo disse infelizmente torcidas pequenas querendo crescer junto

    ResponderExcluir
  5. Sou tricolor desde 1957, quando perdemos para o Botafogo de 6x2 e aí que vi o quanto era tricolor. Tinha apenas 11 anos de idade e sofri a dor sozinho nas arquibancadas o que ainda não tinha sofrido na vida. Sou Fluminense Football Club e acompanho há anos as vitórias e conquistas. Coloquem no próximo jogo a uma facha grande: DÊEM A CONCA O QUE É DO CONCA, RENOVEM LOGO O CONTRATO NO MESMO VALOR AO DO FRED e do DECO. A Young Flu e Força FLu que eu vi nascerem podem e devem logo agir. CLAMEM PARA QUE FAÇAM JUSTIÇA AO CONCA. Eu sou sócio proprietário do clube desde 1972 e sei que hoje as coisas não são mais funcionam quando do tempo em que era o clube administrado pelo José de Almeida. COLOQUEM UMA FACHA NAS ARQUIBANCADAS: DÊEM AO CONCA O QUE É DO CONCA. Os dirigentes, entendam, eu não faço parte mais de nenhuma facção política dentro do clube. Agora protelam, porém na hora de soltarem o Maicon e o Alan disseram para a torcida que eles pertenciam a Trafic, pois eles, dirigentes, tiveram que repassá-los, para manterem o Conca. E agora, qual é a desculpa? Calo-me, pois sei de muitas coisas, que não só acontecem nos outros clubes, tais como Flamengo e Vasco. Repito. COLOQUEM JÁ: DÊEM AO CONCA O QUE É DO CONCA.

    ResponderExcluir
  6. força flu um exemplo de força e de flu. unidos por um fluminense forte.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM