terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SÃO CASTILHO

Neste dia 2 de fevereiro, mais precisamente em 1987, perdíamos CARLOS JOSÉ CASTILHO, o “CASTILHO”, goleiro que defendeu o Fluminense Football Club, entre 1947 e 1964. CASTILHO disputou pelo Fluminense 696 jogos. “CASTILHO FOI O JOGADOR QUE DISPUTOU O MAIOR NÚMERO DE PARTIDAS NA GLORIOSA HISTÓRIA DO FLUMINENSE”. CASTILHO disputou 255 partidas das quais saiu de campo sem sofrer gols. O equivalente a 36% dos jogos que disputou.

CASTILHO tornou-se uma legenda no Fluminense e sinônimo da alma tricolor. CASTILHO entrou para a história do Fluminense como um goleiro maravilhoso e que realizava verdadeiros milagres. Possuía muita técnica e coragem, o que é fundamental para os goleiros.

CASTILHO era chamado de “Leiteria” pelos rivais, por sua incrível sorte. Mas, eles esqueciam-se de que, não era sorte, era a sua extremada técnica que fazia com que os adversários encontrem dificuldades em vazá-lo. Para os tricolores, CASTILHO tornou-se o “SÃO CASTILHO” como era carinhosamente chamado. CASTILHO ao longo de sua carreira garantiu muitas vitórias para o Fluminense.

CASTILHO era um profissional extremamente dedicado, procurando estudar as principais características dos atacantes. CASTILHO também se destacou por seu pioneirismo em criar um novo visual para os goleiros. CASTILHO trocou a tradicional camisa preta por uma cinza. CASTILHO dizia que a razão pela troca era “para não dar ponto de referência aos atacantes para os chutes”.

Pelo Fluminense, o “Touro” como CASTILHO era apelidado pelos companheiros, foi campeão carioca de 1951, 1959 e 1964. Campeão Mundial Interclubes (Copa Rio) em 1952. Campeão do Torneio Rio São Paulo em 1957 e 1960.

Pela Seleção Brasileira, CASTILHO foi um dos poucos jogadores da história do futebol que disputou quatro Copas do Mundo. CASTILHO esteve presente defendendo o Brasil nas Copas de 1950, 1954 (como titular), 1958 e 1962. Para Castilho, “impedir gols era uma questão de honra”.

É famosa também a história do “dedo do CASTILHO”. Ele era capaz de tudo para defender o Fluminense. E num certo momento, o médico o informou que deveria passar dois meses em tratamento, pois acabava de sofrer seguidas contusões no dedo mínimo. CASTILHO não teve dúvidas e optou pela “amputação parcial do dedo”. Após duas semanas, CASTILHO já estava de volta aos gramados defendendo o nosso Fluminense.

No último mês de janeiro, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” organizou junto com o Departamento de Futebol de Mesa do Fluminense e outros tricolores, a “FESTA DE ANIVERSÁRIO DO PINHEIRO”. PINHEIRO, como muitos sabem, foi “O SEGUNDO JOGADOR QUE MAIS DISPUTOU PARTIDAS EM TODA A HISTÓRIA DO FLUMINENSE”. Foram 605 jogos disputados por PINHEIRO.

Na ocasião, estiveram presentes além de PINHEIRO, outros companheiros de CASTILHO, como: ALTAIR, JAIR SANTANA, PAULINHO e JAIR MARINHO. Com muito amor, carinho e respeito que todos se referiram ao “SÃO CASTILHO”. PINHEIRO chegou a nos contar descontraidamente que, CASTILHO costumava preencher o espaço vazio de seu dedo amputado, em sua luva de goleiro, com pedaços de jornais e esparadrapo. Para nós, tricolores, apaixonados pela gloriosa história do Fluminense, “A FESTA DE ANIVERSÁRIO DO PINHEIRO” também era uma forma de homenagearmos CASTILHO e tê-lo junto conosco.


“VIVA SÃO CASTILHO”!

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1200779-7824-EM+RETROSPECTIVA+DA+CARREIRA+DE+CASTILHO+POR+OCASIAO+DE+SEU+FALECIMENTO+,00.html

5 comentários:

  1. É uma pena que, no Fluminense de hoje, não existam mais pessoas como Castilho. Certamente, o maior ídolo da história do clube.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro,

    se hoje sou Fluminense, e o sou - com paixão - desde 1954, devo-o em grande parte a São Castilho e a Telê Santana, e a alguns tios que, no interior do Rio Grande do Norte, me fizeram tricolor. A eles, Castilho, Telê e os tios em questão (um deles hoje reside em Campina Grande), minha eterna gratidão.

    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Eduardo,
    Tenho grande admiração por suas iniciativas - no blog e nas dependências do clube -, reverenciando nossos eternos heróis.
    Permito-me fazer a confidência de que minha mesa de botão tinha escrito em sua lateral: "Estádio Monumental Carlos José Castilho".
    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  4. FALAR DE CSTILHO,MESMO NÃO TENDO VISTO ELE JOGAR, MAIS POR TODA SUA BELISSIMA HISTORIA E SEU AMOR AO FLUSÃO E POR TUDO QUE MEU QUERIDO PAIZÃO ME CONTAVA, ESSE É UM DOS MAIORES EXEPLOS DE ATLETAS, ASSIM COMO PREGUINHO, NO SENÁRIO NÃO SÓ BRASILEIRO MAIS MUNDIAL., SAUDAÇÕES TRICOLORES CASTILHO ETERNAMENTE!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha, quando era pegueno torcia para o flamengo depois de ouvir falar muito no Castilho virei flu até hoje, uma coisa castilho mim ensinou ser flu e virei goleiro e ate minhas provas na sala de aula eu assinava, jocelino lima dos santos castilho, Que DEUS te proteja sempre ai aonde está. sou tricolor do coração sou castilho melhor goleiro do mundo enquanto viveu. abrigado.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM