terça-feira, 20 de abril de 2010

FLUMINENSE - CAMPEÃO CARIOCA DE 1940

Logo pela manhã, nesta segunda-feira, um pouco aliviado com as notícias que nos permitem, em breve, lutar com mais ânimo pela reconquista da hegemonia no campeonato carioca, tive uma surpresa desagradável ao ler o jornal O Globo. Numa das páginas do jornal, continha uma lista dos campeões do Rio de Janeiro de 1940 até 2010. E no ano de 1940, constava o Flamengo como campeão carioca. Obviamente, que percebi que se tratava de uma informação errada. Nesta coluna, vinha o escudo do clube campeão ao lado do determinado ano.


Publico aqui no Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” a carta endereçada ao jornal O Globo, na coluna 'Dos leitores', para que possam retificar o erro. É fundamental que, entre os jornalistas de uma empresa com a importância do jornal O Globo, passem a revisar com mais cuidado alguns de seus textos e estimule seus profissionais a aprofundarem mais suas pesquisas. Na cidade do Rio de Janeiro, comenta-se muito, sobre as ótimas condições de trabalho e bons salários pagos pelo jornal O Globo.


Com o objetivo de incentivar os torcedores tricolores a exercerem cada vez mais sua ‘cidadania fluminense’, colocamos na íntegra a mensagem que foi enviada ao jornal ‘O GLOBO’. Eis a carta:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Eduardo Coelho 
Data: 20 de abril de 2010 04:16
Assunto: FLU CAMPEÃO CARIOCA DE 1940
Para: cartas@oglobo.com.br


Ao jornal O Globo,


No intuito de colaborar com o prestimoso jornal O Globo, gostaria apenas de retificar uma informação equivocada veiculada nesta segunda-feira, dia 19/04. Com certeza, deve ter sido apenas uma pequena falha da equipe formada por jornalistas e pesquisadores dos mais qualificados no mercado, que se encontram neste fabuloso jornal.


Mas, o fato, é que, na página 4 do caderno de esportes, desta segunda-feira, na coluna onde aparecem os times vencedores do campeonato carioca de 1940 até 2010, com os respectivos escudos dos clubes, é que se dá a informação errada. No ano de 1940, na coluna aparece como campeão o Flamengo. Mas, na verdade foi o “FLUMINENSE FOOTBALL CLUB, O CAMPEÃO CARIOCA DE 1940”.


Em 1940, o time-base do Fluminense era: Batatais, Norival e Machado; Bioró, Spinelli e Malazzo; Adilson, Milani, Romeu, Tim e Hércules. A campanha do time tricolor: 24 jogos, 17 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. 62 gols pró e 31 gols contra e saldo de 31 gols. O técnico era Ondino Vieira e o presidente Mário Pollo.


O Fluminense conquistou o título com a vitória de 5 a 3 sobre o São Cristóvão, na última rodada. Foi um jogo dificílimo e no campo enlameado da Rua Figueira de Melo. Na partida final, o centroavante argentino José Maria RONGO (ex-River Plate), que chegou às Laranjeiras a quatro rodadas do fim do campeonato, foi à grande atração da tarde. O centroavante tricolor RONGO, marcou três gols contra o São Cristóvão.


Procurando apenas colaborar com a verdade dos fatos, que fazem parte da história de nosso Clube e do futebol do Brasil, venho lembrar que não foi o Flamengo, o campeão carioca de 1940, como foi noticiado, o campeão carioca de 1940. E sim, o ‘Tricolor das Laranjeiras’.


Saudações Tricolores,


EDUARDO COELHO


PROFESSOR DE HISTÓRIA E SÓCIO-PROPRIETÁRIO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

2 comentários:

  1. O que importa 1940? Quero meu flu campeao em 2010, 2011, 2012... Enquanto nossa torcida nao tomar atitudes concretas, e demonstrar sua insatisfacao como estao fazendo agora nesse atual momento as meninas da flunatica
    http://www.flunaticas.com.br/acabou-a-palhacada/.
    continuaremos vendo os mulambos ou pior o pífio botafogo levantando taças.... e as criancas tricolores com vergonha de dizer o time por qual torcem.

    Carlo

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Carlinhos de Marica,

    É muito difícil responder sua pergunta, tentando não ser deselegante ou grosseiro... Mas, como bom tricolor, irei me esforçar ao máximo.

    Talvez, seguindo "a sua brilhante e espetacular linha de raciocínio", os tricolores das futuras gerações, que viverão os anos de 2080, 2081 e 2082, poderão não ligar para os gloriosos e inesquecíveis títulos que você pretende que o Fluminense conquiste nos anos em que descreve.

    Seguindo ainda "a sua brilhante e espetacular linha de raciocínio", talvez tenha razão. O QUE IMPORTA 1940????? Realmente, nada na vida deve ter muita importância. Pois tudo se perde no tempo. O ser humano tem compreensão de tempo, de passado, presente e futuro. E por isso fica deprimido.

    Mas, você está livre desse problema. Afinal: O QUE IMPORTA 1940????? E seguindo "a sua brilhante e espetacular linha de raciocínio", pra quê se preocupar com títulos??? Tudo vai sumir no tempo mesmo! É melhor não esquentar a cabeça, pode fazer mal pro coração.

    Sobre as crianças tricolores, me espanta sua preocupação com elas. Quem não liga para o passado, liga para o futuro????? E se essas crianças tricolores tem vergonha de dizer o time por qual torcem, significa que seus pais são muito bons em seus argumentos.

    Talvez esses pais estejam ensinando para essas crianças tricolores, que é melhor estudar do que acompanhar futebol. Isso, com certeza, poderá ser mais importante para as suas vidas.

    Talvez, estudando mais, essas crianças tricolores poderão ser mais inteligentes e cultas. E possivelmente, quando deixarem de ser crianças, sendo inteligentes e cultas, não falarão besteiras. E quando deixarem de ser crianças (talvez lá por 2080, 2081, 2082), esses futuros tricolores, inteligentes e cultos, perceberão que com o tempo, tudo passa... Mas, "A HISTÓRIA FICA"!


    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM