sexta-feira, 16 de abril de 2010

Roberto Horcades, Celso Barros e a perda da hegemonia

Com a derrota para o Botafogo e a eliminação do campeonato carioca, o Fluminense completa 5 (cinco) anos sem ser campeão carioca de futebol. E o clima entre nossa torcida é o pior possível.

O presidente Horcades “definitivamente entra para a história, como o presidente que em sua gestão permitiu a perda da hegemonia de mais de 100 anos” no futebol carioca. A “PERDA DA HEGEMONIA DO FUTEBOL CARIOCA” e “A VERGONHA DA FARRA DOS INGRESSOS” serão a marca da “GESTÃO HORCADES” em seus dois mandatos, para a imensa torcida tricolor espalhada por todo o Brasil


Durante os dois mandatos de Horcades, os campeões do Rio de Janeiro foram:


2005: Fluminense.
2006: BOTAFOGO.
2007: FLAMENGO.
2008: FLAMENGO.
2009: FLAMENGO.
2010: FLAMENGO ou BOTAFOGO.


Como podemos observar, nos dois mandatos do presidente Horcades, o Fluminense disputou 6 (seis) campeonatos do Estado do Rio de Janeiro e venceu apenas “UM”. Muito pouco se compararmos com as inúmeras “DECLARAÇÕES BOMBÁSTICAS” que a torcida do Fluminense foi obrigada a ter que aturar durante estes últimos seis anos. Declarações, muitas, que, ridicularizavam nosso Clube e fazia com que fossemos “motivo de piada” e “galhofa” pelos adversários e pela sociedade em geral. Tentando jogar pelo ralo do esgoto da mediocridade, nossas tradições de elegância e sofisticação.


Quando o genial compositor Lamartine Babo, criou nossa marcha popular, lá pelos idos dos anos 1940, a parte inicial da letra que diz, “SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, SOU DO CLUBE TANTAS CAMPEÃO”, faz menção a nossa longa “HEGEMONIA” na conquista de títulos. E o fato é que, “A HEGEMONIA DO FLUMINENSE NO CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL FOI PERDIDA NA GESTÃO ROBERTO HORCADES” para o nosso maior rival, o Clube de Regatas do Flamengo. E o presidente Horcades terminará seu segundo mandato com o Fluminense atrás do Flamengo na corrida pela supremacia em títulos de futebol.


Mas, o presidente Horcades não está sozinho nesta empreitada. Ele tem a companhia da grande “EMINÊNCIA PARDA” do Fluminense, o sr° CELSO BARROS, presidente da empresa patrocinadora de nosso Clube. O sr° CELSO BARROS um pouco mais discreto que o presidente Horcades, mas não menos vaidoso, estabeleceu com o Fluminense uma relação não muito saudável para o nosso Clube. No início, mais comedido, com o passar do tempo, passou a ter uma maior interferência no futebol tricolor. Até chegou a ser Vice-Presidente de Futebol, tudo pela vaidade.


Impôs ao Fluminense, uma linha política de grandes contratações que mais visavam à visibilidade da marca de sua empresa na grande mídia, do que os aspectos atléticos e desportivos que pudessem beneficiar a equipe tricolor na obtenção e conquista de títulos. O sr° CELSO BARROS, no mundo do futebol, onde as profundas reflexões e o exercício constante da cidadania, ainda são escassos, durante muito tempo gozou de grande popularidade na torcida tricolor.


Inteligente e perspicaz, o sr° CELSO BARROS soube como poucos, usar de habilidade para tornar-se querido e popular entre os torcedores e jogadores de futebol. Sempre sabendo manipulá-los da forma mais usual. Ou seja, pelo bolso. QUAL OUTRO PRESIDENTE DE EMPRESA PATROCINADORA DE CLUBE DE FUTEBOL GANHOU TANTA NOTORIEDADE EM NOSSO PAÍS?????


Com suas contratações, inebriava a todos com a esperança de conquistas que não passavam de ilusões perdidas. Com a desculpa esfarrapada e a velha chantagem emocional, o sr° CELSO BARROS sempre fez questão de lembrar: “Nossa empresa está com o Fluminense, desde a Série C”. Parece até que o sr° CELSO BARROS estava fazendo algum tipo de favor para o Fluminense Football Club. Com toda certeza, se não fosse “UM GRANDE NEGÓCIO PARA SUA EMPRESA” o sr° CELSO BARROS não continuaria este tempo todo com nosso Clube. E nem assinaria contrato com o Fluminense em 1999. Mas, “O QUE ERA A ATUAL EMPRESA PATROCINADORA DO FLUMINENSE, EM 1999”????? NADA!!!


Durante o contrato da atual empresa patrocinadora do Fluminense, presidida pelo sr° CELSO BARROS, nosso Clube conquistou os seguintes títulos:


1999 – Série C do Campeonato Brasileiro.
2002 – Campeão Carioca.
2005 – Campeão Carioca.
2007 – Campeão da Copa do Brasil.


Durante o contrato da atual empresa patrocinadora do Fluminense, presidida pelo sr° CELSO BARROS, nosso maior rival, o Clube de Regatas do Flamengo conquistou os seguintes títulos:


1999 – Campeão Carioca.
2000 – Campeão Carioca.
2001 – Campeão Carioca.
2004 – Campeão Carioca.
2006 – Campeão da Copa do Brasil.
2007 – Campeão Carioca.
2008 – Campeão Carioca.
2009 – Campeão Carioca.
2009 – HEGEMONIA CARIOCA.
2010 – Campeão Brasileiro.


Em 2009, escrevo sobre a “HEGEMONIA CARIOCA” como se fosse um título a mais, apenas por seu aspecto simbólico de algo que sempre foi nosso e “temporariamente” deixou de ser. A “HEGEMONIA” faz parte da identidade da “cultura tricolor”.


Saudações Tricolores



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM