sexta-feira, 14 de maio de 2010

A falta de humildade e o excesso de arrogância

No intuito de colaborar com o aprimoramento do processo político tricolor, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” analisa todas e as mais diversas questões relacionadas ao nosso Fluminense. E conforme já deve ter ficado claro, por aqui ninguém tem medo de bola dividida. Tanto é que os textos deste blog possuem “nome” e “sobrenome”. E em alguns casos é necessária disposição para se colocar o dedo na ferida.

Observando um texto sobre algumas propostas do candidato Peter Siemsen, no blog de seu grupo político, a Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, percebe-se algo que não se deve fazer em política (e em futebol). Ou seja, “CALÇAR O SALTO ALTO”.


Muitos dos que hoje acompanham a política do Fluminense, talvez não fossem nascidos ou não se lembrem, mas nas eleições para a prefeitura da cidade de São Paulo, em 1985, o candidato Fernando Henrique Cardoso, líder das pesquisas, sentou na cadeira de prefeito “antes da hora”. E o que ocorreu depois??? PERDEU!!! Fernando Henrique Cardoso perdeu as eleições para a prefeitura de São Paulo para o ex-presidente da república Jânio da Silva Quadros, que na reta final teve uma reação surpreendente.


Naquele momento, em 1985, impulsionado pelo ego inflamado e a vaidade extremada, Fernando Henrique Cardoso, que liderava todas as pesquisas de opinião, achava liquidada a fatura. Anos depois, Fernando Henrique Cardoso se tornaria presidente da república do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995 a 2002).


Pois, hoje, podemos ler no blog da Flusócio, um texto intitulado “UMA PROPOSTA DO PRESIDENTE”, referindo-se a uma determinada proposta de Peter Siemsen. O que será analisado aqui não será a proposta de Peter Siemsen, mas sim a postura do blog composto por 15 pessoas.


Pelo o que se pode notar no texto da Flusócio, “o maior grupo de oposição” do Fluminense, PETER JÁ VENCEU AS ELEIÇÕES. Numa outra parte do texto se diz: “Mas o futuro Presidente do Fluminense não compartilha desta premissa”.


Infelizmente, não sabia que as eleições do Fluminense já tinham sido definidas. Estava tão feliz em poder participar em novembro. Mas, pelo que parece, às coisas já foram decididas. E olhem que nem fomos às urnas. Será que as decisões no FLU serão assim??? Alguém determina e pronto??? É aquela velha história, né gente? Quem fala (escreve) o que quer, não pode reclamar de ouvir (ler) o que não quer!


Se o Peter já é presidente, como diz o “brilhante blog” da Flusócio, por que eleição em novembro??? Pra quê tanta energia e dinheiro gasto numa eleição???


Um blog que tem como função eleger um candidato, não deve se comunicar como se este candidato já estivesse eleito. Mas talvez, para o blog da Flusócio o candidato Peter já tenha vencido as eleições. Então, segundo o blog da Flusócio, ninguém precisa votar no Peter, pois ele já venceu as eleições.


O blog de um candidato não deve se comunicar apenas para os seus potenciais eleitores. Pois isto demonstraria sim a formação de um “gueto” (ou “feudo” como queira). A comunicação política deve ser feita de forma mais abrangente. Pois do contrário, não será possível ampliar o panorama político-eleitoral que permitirá a vitória.


Tratar o candidato Peter Siemsen como se já fosse o presidente do Fluminense, poderá satisfazer egos, promover o deleite de determinadas vaidades inflamadas, mas politicamente falando é de uma infantilidade atroz e demonstra pouca habilidade política, que só prejudica o bom candidato. Chamar o candidato Peter Siemsen prematuramente de “presidente” é falta de respeito com os demais candidatos e com o eleitorado de nosso Clube, que são os sócios que irão decidir. Presidente no Fluminense, hoje, só tem um. E chama-se Roberto Horcades Figueira.


Peter Siemsen é um candidato que possui muitas qualidades. É atencioso, educado, gentil, simpático, qualificado, dentre muitas outras qualidades que possui. Mas, é bom que se diga que, também temos outros candidatos com iguais qualidades do Peter. E Peter terá que vencê-los (ou perder) nas urnas. E nas urnas só entram votos. Arrogância e prepotência não entram.


E para se conquistar votos existem muitos elementos. Mas, para se perder também. E um dos elementos que contribuem para a perda de votos é a falta de humildade e o excesso de arrogância. Fernando Henrique Cardoso que o diga!


Saudações Tricolores



11 comentários:

  1. Ahhh Eduardo Coelho...
    Não o conheço, mas com certeza essa sua "implicância" com a Flusócio já está bastante conhecida!
    E, curioso, não há vi quando você comentou a festa de lançamento da candidatura Júlio Bueno no Salão Nobre do Fluminense.
    Naquele dia, até o ex-presidente Horta explanou, que ali estava o futuro presidente do Fluminense, e ele também ainda não venceu (ou perdeu) - desculpe o trocadilho, mas foi inspirado em vossa iniciativa - as eleições de novembro.
    Mas enfim, depois de ler dois bons posts sobre o nosso estádio, e a reboque o resgate de nossa história, vem de novo a "velha implicância" com a Flusócio...
    ST,
    Ricardo Lafayette.

    ResponderExcluir
  2. Também achei dispensável chamar o Peter Siemsen de presidente antes da eleição. Não gosto de comemoração antes da hora. Mas não vejo como arrogância, é uma atitude de otimismo, pensamento positivo. Diante do quadro atual, tomara que isso se torne realidade, para o bem do Fluminense.
    Pelo menos a candidatura do Peter Siemsen tem um blog, que realmente é excelente e já tem certa longevidade.
    Lamento que as demais candidaturas não tenham ainda se esmerado em promover esse tipo de comunicação com o torcedor e associado do Fluminense. Fica parecendo que se comunicar com os tricolores não é importante. Os interessados nas eleições do Fluminense não são somente aqueles que são associados e frequentam o Clube, o número de interessados, ou stakeholders, é mais de mil vezes maior.
    Mas ainda dá tempo, gostaria de ler blogs de outras candidaturas, quanto mais informação melhor.
    ST.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Lafayette,

    Tenho mais o que fazer do que ter 'implicância' com o grupo Flusócio.

    Pelo visto você ficou incomodado com meu texto, né? Pelo visto não deve ser o único, né? Mas, pelo menos você, mesmo com argumentos fracos, tem coragem de se expressar diretamente comigo.

    A intenção não é incomodar ninguém. É apenas refletir. Mas se o texto lhe incomoda ou a outras pessoas, com todo respeito, não posso fazer nada.

    Sobre a festa do Julio Bueno, que você se refere, segundo os organizadores, ela não foi lançamento de candidatura. Foi apenas um 'happy hour'. Portanto, neste aspecto você está muito mal informado.

    O Presidente Horta é um "MITO" da história do Fluminense, um poeta, um brilhante orador. Ele é uma pessoa física, um ex-presidente que já tem seu nome muito bem escrito na gloriosa história do Fluminense. Mas, o Presidente Horta não é candidato a nada, ele pode ter 'liberdade poética' pra dizer o que quiser, pois ele não é grupo político. O contrário da Flusócio que é um grupo político e tem um candidato que vai disputar sua segunda eleição no Fluminense. Mais uma vez, com todo respeito, mas seu argumento é muito fraco.

    A prova de que seu argumento é muito fraco e que não sou o único que analisou desta forma, está no comentário de Marcel Mota aqui no "CIDADÃO FLUMINENSE", que é simpatizante (ou filiado talvez) do grupo Flusócio, ele escreveu: "TAMBÉM ACHEI DISPENSÁVEL CHAMAR O PETER SIEMSEN DE PRESIDENTE ANTES DA ELEIÇÃO. NÃO GOSTO DE COMEMORAÇÃO ANTES DA HORA". Portanto, pelas próprias palavras dele, foi "CALÇAR O SALTO ALTO", sim!

    Ricardo Lafayette, não tenho implicância com a Flusócio. Mas decidi fazer parte da política do Fluminense e faço. Tenho cara, nome e sobrenome. Converso respeitosamente com as pessoas de todos os grupos. Tenho amigos em todos os grupos. Mas não é por isso que não irei me manifestar diante de coisas que observo. Tenho um grau de exigência elevado??? SIM! Mas, fazer o quê, né? SOU TRICOLOR! E ao longo da vida adquiri alguma cultura política. Todavia não dá pra engolir certas coisas e besteiras que tem por aí. É só isso! Achar que tenho implicância com a Flusócio é mais uma afirmação que poderia considerar "arrogante" e de "falta de humildade".

    Obrigado, pelo menos por reconhecer algum valor vindo dos textos sobre o Estádio das Laranjeiras. Mas você só se manifestou aqui, porque "FICOU INCOMODADO" com a leitura crítica que fiz do texto "UMA PROPOSTA DO PRESIDENTE" do blog da Flusócio. E deixou claro, quando falou dos textos do Estádio. Leu gostou, mas só escreveu porque "FICOU INCOMODADO" com outro texto. E aí quis defender o grupo pelo qual torce. É isso que não entende, não torço por grupos. "TORÇO PELO FLUMINENSE"!!!

    Vejo aspectos positivos e negativos em todos os grupo. Inclusive na Flusócio. Portanto, querer dizer que tenho 'implicância' com a Flusócio é muita arrogância. Esta 'sua tese está furada'.

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  4. Prezado Marcel Mota,

    Considero este seu posicionamento bem sensato e equilibrado. Escrevi o texto no intuito de fazer um alerta ao grupo, de colaborar. E não de provocar. Mas, se alguém se sente provocado, 'sinto muito', mas 'não posso fazer nada'.

    Marcel Mota, em política, só as boas intenções não valem muito. Por isso, o inferno está cheio delas. Você não viu arrogância no texto "UMA PROPOSTA DO PRESIDENTE" porque não quis ver. Mas, observou "COLOCAREM O SALTO ALTO". Não seria a mesma coisa??? Você diz não ter visto 'arrogância', pois tem envolvimento emocional com o grupo e defende a candidatura Peter Siemsen. Outros podem ter visto diferente. Podem ter visto como 'arrogãncia' e 'falta de humildade'. E como estou de fora, tenho facilidade pra ver e analisar friamente. Este é o diferencial, analiso política como ela deve ser analisada, friamente, sem emoção.

    O fato da candidatura de Peter ter um blog, não significa que se escreve tudo o que quiser e pronto. Até podem! Lógico! Mas temos todo o direito de "QUESTIONAR", "REFLETIR", "ARGUMENTAR". Afinal, estamos numa sociedade democrática, num país livre. Ou não estamos??? Mas muitos se esquecem disto. E é isto que tem incomodado alguns integrantes do grupo. Talvez pelo ranço autoritário e conservador que ainda existe em parte da sociedade brasileira. E o Fluminense ainda faz parte do Brasil.

    Concordo plenamente com você, "os interessados nas eleições do Fluminense não são somente aqueles que são associados ou frequentam o clube, o número de interessados, é mais de mil vezes maior". Por isso mesmo, não dá pra deixar passar batido certas coisas e qualquer besteira que existem por aí.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo, Eduardo!!!
    Presidente do Flu só tem um e o nome dele é ROBERTO HORCADES!!!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, realmente considero que o caso é deotimismo, de pensamento positivo, como havia mencionado.
    Tenho minhas preferências políticas, sou simpatizante da candidatura do Peter Siemsen, entendo que isso não me impede de analisar textos de forma racional.
    Se fosse o caso, essa restrição se aplicaria a todos aqueles que têm suas concepções políticas sobre o que é melhor para o Fluminense, suas preferências políticas, o que forçosamente incluiria sua pessoa.
    O máximo que podemos fazer é expor nossas premissas políticas, a fim de que nossas opiniões possam ser julgadas em um contexto mais esclarecido.
    Concordo inteiramente acerca do caráter salutar do debate de ideias em um processo democrático.
    Um abraço e ST.

    ResponderExcluir
  7. Foi muito prepotente o post da Flusocio.
    E na politica a vida da voltas e como da, que diria também na eleição seguinte a mesma prefeitura sitada a vitoria de Luiza Erondina.
    E salto alto no FLU e algo que nao da certo...

    ResponderExcluir
  8. Grande Eduardo,

    ao ler o seu Post, como aliás faço religiosamente desde o lançamento deste Blog, imaginei que você estava se referindo ao post 'Reunião Aberta de 11 de Maio' da Flusócio. Eu a li, re-li, e não consegui encontrar nada de arrogante lá. Pensei: será que nosso Cidadão Fluminense exagerou? Somente depois é que vi o verdadeiro post ao qual você se referia: 'Uma Proposta do Presidente', post que não havia visto anteriormente, apesar de ler o blog da Flusócio também com certa regularidade.

    Meu veredito: UM ABSURDO!! Como assim dizer uma proposta do 'PRESIDENTE'???!!???? Peter é presidente do quê dentro do FFC??? E digo mais, se eu fosse o Horcades mandava tirar do ar e/ou inclusive processar os mesmo, pois eles se colocam como presidentes de um clube que tem um outro presidente em exercício. Presidente este que foi eleito democraticamente e que não pode ser desrespeitado desta maneira.

    Em seguida, dentro do texto, eles falam em "futuro presidente", o que aí sim é um mero caso de arrogância e prepotência típicos de "já ganhou". Mas até aí tudo bem, é direito de cada grupo se gabar o quanto quiser, inclusive antes da hora. Ninguém pode proibir. Só se espera que eles saibam o que estão fazendo.

    Mas quanto ao título do post, ele foi GROSSEIRO e MENTIROSO. O Peter não é presidente de nada dentro do Fluminense. E nesse sentido, escrever 'uma proposta do PRESIDENTE' é algo que não tem outra definição que não seja mentira. Antes tivéssem colocado a palavra "futuro" no meio, pelo menos aí seria apenas arrogância em crer que o resultado é mais que certo.

    ST e nossas congratulações ao Eduardo por nos ressaltar este fato, que veja você, passou desapercebido por mim e pode ter acontecido o mesmo com muitas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Absurdo mesmo foi o post atual deles em entrevista com o markerting bitencourt que eles tentaram inutilmente disvincular deles em casa de queda pra segundona, dizendo que peter e oposiçao.

    ResponderExcluir
  10. "Marketing" Bittencourt. Com todo o respeito ao nobre advogado do Fluminense, mas ficou engraçado pra caramba, he he he...

    ResponderExcluir
  11. ***

    Saudacoes Tricolores!

    "Suum cuique tribuere"
    (atribuir a cada um o que e' seu)

    Nao ha' pretexto ou circunstancia para que se trate ou permita-se tratar alguem por algo ou de forma que nao lhe seja devido.

    E assim pretende-se por variadas razoes.

    No caso concreto destaco uma: curialidade.

    Mauro Balbino

    PS.: o FHC ilustrou exemplarmente.

    ***

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM