sábado, 1 de maio de 2010

O 1° de maio e "Bella Ciao"

Hoje é dia 1° de maio. O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1° de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que foram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.


Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1° de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


“BELLA CIAO” é uma canção popular da ‘Resistência Italiana’ da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A origem da música é incerta e o autor da letra desconhecido. Depois do conflito esta música se difundiu entre os movimentos revolucionários do mundo. A música atravessou fronteiras. A canção foi gravada por vários artistas italianos, russos, bósnios, croatas, sérvios, húngaros, ingleses, espanhóis, alemães, turcos, japoneses, chineses e curdos.


A música de ‘resistência’, fez história no mundo inteiro. “BELLA CIAO” tornou-se um hino dos trabalhadores e libertários de todo mundo.


Portanto, neste dia 1° de maio, “DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR”, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” vem prestar a sua homenagem aos trabalhadores do nosso Fluminense Football Club. Sem os nossos heróicos e valorosos funcionários, que por várias vezes são humilhados com atrasos de meses no pagamento de seus salários, o nosso Fluminense não seria nada e sequer abriria suas portas.


Por isso, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” envia uma fraterna e solidária mensagem de congratulações por este importante dia, para todos os ‘trabalhadores e trabalhadoras’ do Fluminense, principalmente os mais humildes, nossos verdadeiros ‘companheiros e companheiras’.


“VIVA O 1° DE MAIO”


“ABAIXO O FASCISMO”


“BELLA CIAO”


“A LUTA CONTINUA”


Saudações Tricolores






O “PATÉTICO” e “RIDÍCULO” FASCISTA
http://www.youtube.com/watch?v=PAaekkOUyGI&feature=related

CONCERTO DEL PRIMO MAGGIO 2007
http://www.youtube.com/watch?v=hgzunxz8hs8



O POVO
http://www.youtube.com/watch?v=HMH4JsKteWw&feature=related   


O POVO NA TURQUIA (FENERBAHÇE)
http://www.youtube.com/watch?v=5aDe1uHH73k&feature=related


O POVO (BELLA CIAO A TORINO)
http://www.youtube.com/watch?v=pNRC386sXxA&feature=related


O POVO (“PATÉTICO” e “RIDÍCULO” PDM & BELLA CIAO)
http://www.youtube.com/watch?v=5l82LAJ4qVofeature=related



3 comentários:

  1. Torcida do Livorno dá Arrepio quando canto o Bella Ciao

    ResponderExcluir
  2. Tanto o vídeo do Fener como o do Livorno, a torcida não pareceu nada animada ao cantar a música. Era só uma meia dúzia que acompanhava!! Nem se compara com as músicas realmente empolgantes destas e outras torcidas.

    Creio também que já que estamos falando do dia do Trabalho, ficou faltando a frase: 'Abaixo o Comunismo', afinal nada pior do que um regime que não dá a liberdade das pessoas trabalharem livremente e auferirem sua renda, não é mesmo?

    A título de colaboração coloco aqui um link realmente empolgante do meu time na Europa, a Lazio:

    http://www.youtube.com/watch?v=sIWtydTR0Ew&feature=related

    Abs e ST.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM