quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A palestra do Drº. Octávio Gomes

 
Drº. Francisco Horta


Na última segunda-feira, dia 9 de agosto, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” esteve presente na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Centro do Rio de Janeiro, atendendo gentilmente o convite feito pelo ex-presidente do Fluminense, o sr° Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta, o nosso querido e eterno “PRESIDENTE FRANCISCO HORTA”. E um convite do Dr° Horta, não é um convite, ‘é uma grande honra’!


O evento era uma reunião ordinária do Conselho Empresarial de Segurança Pública e Cidadania, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde seria realizada uma palestra do – também “Tricolor” – Dr° Octávio Gomes, ex-presidente da OAB-RJ . O Conselho é composto por 45 membros efetivos e tem o Dr° Francisco Horta como seu presidente. O Conselho de Segurança Pública e Cidadania em sua composição, conta com membros oriundos do Ministério Público, da Magistratura, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da OAB.


Em suas primeiras palavras, o Dr° Francisco Horta informou aos presentes que uma das funções do Conselho é colaborar para ressocializar e criar empregos para ex-presos. E destacou ser um trabalho abnegado e voluntário. Em seguida, o Dr° Francisco Horta solicitou que todos ficassem de pé, para a execução do Hino Nacional Brasileiro.


  
Execução do Hino Nacional Brasileiro


Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Dr° Francisco Horta apresentou o “Coral da Associação Comercial do Rio de Janeiro”, que foi criado há um ano e meio. O Coral apresentou magistralmente dois números musicais, com a regência de Milena Almenara, que foram muito aplaudidos pelos presentes. Fazem parte do Coral, integrantes de todos os departamentos da Associação Comercial.



Exibição do Coral da Associação Comercial do Rio de Janeiro


Para dar início a palestra, o Dr° Francisco Horta convidou para compor a mesa, o sr° André Godinho (Membro do Conselho), o sr° Wladimir Reali (Delegado e Presidente da Associação dos Delegados do Estado do Rio de Janeiro e o palestrante, Dr° Octávio Gomes (ex-Presidente da OAB-RJ). O detalhe interessante, é que todos os componentes da mesa ‘eram tricolores’.


Antes de ser iniciada a palestra, o Dr° Francisco Horta convidou o Vice-Presidente Social do Fluminense Football Club, sr° Roberto Ferreira Guimarães, para entregar uma camisa do nosso querido Fluminense para ‘o tricolor’, Dr° Octávio Gomes. O Dr° Octávio Gomes ficou muito lisonjeado ao receber a camisa do nosso querido Fluminense e afirmou que a usaria em seus passeios pela cidade de Niterói, onde ele reside.


        Drº Octávio Gomes recebendo uma camisa do Fluminense do Vice-Presidente Social do Fluminense, Roberto Ferreira Guimarães. O Drº. Francisco Horta observa.



Um pouco antes de ser iniciada a palestra, o Dr° Francisco Horta chamou para fazer uso da palavra o Delegado de Polícia e também ex-Presidente da OAB-RJ, Dr° Hélio Sabóia. O Dr° Helio Sabóia, começou dizendo – de forma bem humorada – que, como o Flamengo não ganhou nada este ano, não foi convidado pra fazer parte da mesa. Mas, o Dr° Hélio Sabóia destacou o fato do Dr° Octávio Gomes ser filho de Heraldo Gomes, grande Secretário de Segurança Pública. O Dr° Hélio Sabóia disse que, “é um menino na aparência, mas Octávio Gomes é um grande homem. Eleito pela primeira vez (como presidente da OAB-RJ) em 2001, permanecendo até 2007. Deixou uma marca de liderança forte. Tinha horror a ‘sua excelência’. Deixou um signo muito forte. E gostaria que o cidadão Octávio Gomes fizesse parte da Associação Comercial. A verdade é que, após eleito, n inguém via o garoto. Viam um grande presidente. Quero felicitar o nosso presidente Horta, pelas escolhas de quem ele traz aqui para nos dar conhecimento”.


                                Drº. Hélio Sabóia


O Dr° Octávio Gomes iniciando sua palestra, disse que: “Não tenho nada contra o Ministério Público. Mas vejo muitas reclamações contra o Ministério Público Federal. Tenho ouvido queixas de alguns advogados criminalistas, que o Ministério Público foi muito privilegiado. Mas, cada um no seu lugar. Podemos observar arbitrariedades e abusos do Ministério Público. Aprendi desde cedo a preservar as instituições. Existem bons e maus profissionais em todas as áreas e setores de nossa sociedade. Por isso, a importância de se preservar as instituições. Mas alguns procuradores tem se excedido nas funções e vem avançando o sinal. O Ministério Público não pode interferir no trabalho da Polícia. Existe rivalidade entre o Ministério Público e a Polícia Militar, entre o Ministério Público e a Polícia Civil, entre o Ministério Público e a Polícia Federa l. Mas, não pode a Polícia ficar atrelada ao Ministério Público. O Ministério Público é preciso, mas ‘cada macaco no seu galho’. Um país mais democrático, que as leis possam ser preservadas, que as leis possam ser feitas para servir ao nosso país. E não para se servirem delas. Tudo tem limite e devemos respeitar a nossa lei maior, que é a Constituição Federal de 1988. Quando ocorre uma disputa entre instituições, quem perde é a sociedade”.


      Drº. Octávio Gomes - Presidente da OAB-RJ (2001-2007)


O Dr° Francisco Horta, após as palavras do Dr° Octávio Gomes, passou a palavra para que alguns presentes fizessem suas colocações. Na sequência, o Dr° Francisco Horta passou a palavra para o Conselheiro André Godinho, que era ‘mais um tricolor’ que fazia parte da mesa. O empresário André Godinho criou e falou sobre o ‘site’ do Conselho da Comunidade do Rio de Janeiro. “Precisamos divulgar o site para as empresas ocuparem este espaço” – disse o empresário André Godinho. O endereço do site é http://www.ccrio.org.br/


  André Godinho, Drº. Octávio Gomes, Drº. Francisco Horta, Drº. Wladimir Reali


Em seguida, falou ‘mais um tricolor’ que fazia parte da mesa, o Dr° Wladimir Reali (Presidente da Associação dos Delegados do Estado do Rio de Janeiro. O Dr° Wladimir Reali, lembrou com certa preocupação que, “os promotores mais novos ficam embevecidos pela questão midiática. E existem limites da escuta telefônica, que é inconstitucional em vários de seus aspectos”.


                                    Drº. Wladimir Reali


Estava presente na reunião o Reitor e Professor Hélio Alonso. Precisando se retirar, o Reitor e Professor Hélio Alonso, foi convidado pelo Dr° Francisco Horta para fazer algumas considerações. O Reitor e Professor Hélio Alonso disse: “Eu fui Botafogo. Depois virei Vasco. Mas, quando o Horta montou aquela ‘Máquina’, eu virei Fluminense! Eu tenho muito carinho pelo Horta!”


                     Professor e Reitor Hélio Alonso


Em seguida, o Dr° Francisco Horta convidou a srª Lucia Regina para declamar o ‘Soneto de Fidelidade’ de Vinicius de Moraes, que recentemente apresentou-se na Academia Brasileira de Letras, fazendo sucesso entre os "imortais'. O Dr° Francisco anunciou a presença da srª Vânia Vilela, viúva do ‘inigualável’ e ‘incomparável’ tricolor, Dr° José Carlos Vilela. Sobre o Dr° José Carlos Vilela, o Dr° Francisco Horta, disse: “Já fazem dez anos que perdemos o nosso querido Vilela. Parece que foi ontem. Vilela ficou conhecido como o ‘Rei do Tapetão’. Mas, a verdade é que o Vilela é o maior advogado da história do Fluminense”. O Dr° Francisco Horta encerrando a reunião, anunciou o próximo convidado, na reunião do próximo mês de setembro. Será o gaúcho e ‘colorado’, José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro.


       Srª. Lucia Regina declamando 'Soneto de Fidelidade' 



Saudações Tricolores

2 comentários:

  1. Cidadão Fluminense me explica pq a flusocio ta com a mania do blog do kibeloco de roubar as postagens e republicar no blog deles como se fossem eles que escreveram aquilo???
    Eles cometeram dois erros na postagem do melhor dos pontos corrigos, não deram o crédito do PVC da espn brasil e erraram que no critério de gols o SPFC de 2006 foi o melhor.
    Detalhes que parecem propositadamente serem jogados pra baixo do tapete, isso me assusta!

    ResponderExcluir
  2. 'Conselho de Segurança' preocupado em re-socializar presos e não em tentar acabar com os aprox 4'500 homicídios/mês em nosso país, como diria o Gérson, nosso canhotinha de ouro: é brincadeira!!!!!!!!!!

    Pelo visto, nesta área de segurança, o Dr Horta entende mesmo é de contratar jogadores...

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM