domingo, 21 de novembro de 2010

A Orquestra Sinfônica Brasileira no Fluminense

                                    (Clique para ampliar)


No sábado, dia 21 de novembro de 1942, às 17 horas, há exatos 68 anos, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentava no Ginásio do Fluminense Football Club. Veja o Programa da apresentação.


PROGRAMA


PRIMEIRA PARTE

BEETHOVEN  -  EGMONT  -  (OUVERTURE)

Em 1809 os exercitos de Napoleão haviam invadido a Austria e o Imperador dos franceses dominava completamente o país.

Viena vivia dias de angustia e opressão. Foi nesse ambiente que Beethoven compoz Egmont, inspirado na obra de Goethe, escrita em 1788, glorificando um libertador.

A Ouverture que vamos ouvir é a primeira obra no genero que não obedece às formas então em voga. Tirada da alma da propria peça, é um autêntico prelúdio da mesma.

Daí, talvez, a grande admiração que Liszt devotava a esta bela e empolgante pagina do gênio de Bonn.


DVORAK   -   SINFONIA   N° 5   (Novo Mundo)

I) Adagio   -   allegro molto  

II) Largo

III) Scherzo

IV) Allegro con fuoco

Anton Dvorak, musico checo, viveu longos anos nos Estados Unidos, tendo exercido o elevado cargo de diretor do Conservatorio Nacional de Musica, de Nova York, de 1892 a 1895.

Produziu várias obras, dentre as quais destacam-se as Dansas Eslavas e a celebre Sinfonia n° 5, que intitulou Novo Mundo, em homenagem à America, e na qual reuniu vários temas do folquelore dos Estados Unidos.

O 1° movimento, adagio - allegro molto, tem inicio por um curto "adagio" que prepara a apresentação do 1° tema, exposto pelas trompas em unissono. Após um belo desenvolvimento pelas madeiras e pelos trombones, a flauta lança o 2° tema, inspirado no conto negro "Swing low, sweet chariot", de dolente e encantadora melodia, que se desdobra até o final do movimento, terminando com vigor e energia.

O 2° movimento, largo, é na verdade uma das mais belas paginas da musica sinfônica. A melodia principal, executada pelo corne inglês divinamente acompanhado pelas cordas em surdina, foi tirada em uma canção mística, de estilo negro, intitulada "Goin Home". A flauta e o oboe apresentam uma segunda melodia de acentuada tristeza, voltando, mais tarde, ao motivo inicial, que é interrompido ligeiramente por um murmurio de carater pastoral. Um ruido dramatico irrompe nos metais, porém volve-se de novo ao tema principal, concluindo o movimento por um "coral" solene e tristonho.

O 3° movimento, scherzo, compõe-se de dois temas, sendo o primeiro fantastico, animado, saltitante, e o segundo campestre e cigano. Com grande variedade de colorido e orquestração, alternam-se os dois motivos, até finalizar o movimento.

O 4° movimento, allegro con fuoco, energico e vibrante, começa com um tema marcial e magestoso, ao qual se segue uma terna melodia solada pela clarineta, interrompida de quando em vez pelos contra-baixos. Intercala-se uma melodia incidente de tres notas, tirada da velha canção "Three Blind Mice".

E após uma reminiscencia dos motivos dos outros tempos, termina a Sinfonia de maneira marcial e apoteotica.



SEGUNDA PARTE


CARLOS GOMES  -  PRELUDIO DO 1° ATO DO "ESCRAVO"  -  (Em primeira audição pela O. S. B.).

Foi na pequena aldeia de Maggianico, nas imediações do largo Lecco, onde havia adquirido um grande sitio, que Carlos Gomes escreveu as imorredouras harmonias do "Escravo".

Daí, certamente, o carater acentuadamente pastoral e suave do belissimo Preludio, que tem inicio em inspirada frase cantada pelo oboe e que no decorrer da opera serve de introdução à celebre aria "Cielo de Paraíba".

O tema de Iberê, vibrante e marcial, exposto pelos metais, estabelece encantador contraste.


PAGANINI-MOLINARI  -  Moto Perpetuo

A sugestiva pagina que o diabolico Paganini compoz e que Molinari orquestrou com finura e inteligencia, constitue sempre uma grande atração, quer executada por solista, quer por conjunto de violinos.

De mecanismo verdadeiramente acrobatico, requer muita firmeza e segurança. Eleazar dá-lhe uma interpretação cheia de belas nuances, arrancando de seus comandados sugestivos efeitos.


FRUTUOSO   VIANA-ELEAZAR  DE  CARVALHO   -   DANSA  DE   NEGRO  -  (Em primeira audição pela O. S. B.)

A sugestiva pagina do festejado professor e virtuose, escrita para piano, é uma dansa de carater vivo, tipicamente batuque, feita sobre um tema original.

Eleazar de Carvalho, vivamente interessado pela obra, orquestrou-a com brilho e forte colorido, empregando instrumentos genuinamente africanos, tais como "omelê" e "afouxê".


FRANCISCO BRAGA   -   EPISODIO  SINFONICO

A obra sinfônica de Francisco Braga, tezouro de inestimável valor, reflete nitidamente o seu espírito de presuasiva cordialidade e a sua elevada cultura musical.

O Episodio Sinfônico, largamente cantado, de tom elegiaco, é muito característico da sua maneira e representativo da sua sensibilidade.


BORODINE   -   DANSAS  POLOVITZIANAS

Pertencem à opera Principe Igor, a única composta pelo extraordinário músico, a qual ele proprio não terminou, o que foi feito por Rimsky - Korsakow e Glazounow, seus correligionarios.

As Dansas Polovitzianas, belissimo espetaculo musical, refletem orientalismo e são como que uma clara nuvem multicolor no ambiente fortemente russo da opera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM