terça-feira, 22 de março de 2011

"OS 150 ANOS DO REFLORESTAMENTO DA FLORESTA DA TIJUCA"

Hoje, dia 22 de março, é o “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”. A água é um elemento de vital importância para a vida em nosso planeta. O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” neste “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”, no intuito de colaborar para o aumento da consciência ecológica, reproduz aqui um belíssimo programa exibido no dia 06/02/2011, na TV Brasil. O programa chama-se “DE LÁ PRA CÁ”. E é apresentado pelo jornalista ANCELMO GOIS e pela socióloga VERA BARROSO.

O tema do programa era “OS 150 ANOS DO REFLORESTAMENTO DA FLORESTA DA TIJUCA”. O reflorestamento da “FLORESTA DA TIJUCA”, iniciado em 1861, por determinação do Imperador D. Pedro II, era de grande importância para o restabelecimento dos mananciais hídricos de cidade do Rio de Janeiro, a capital do Império. O reflorestamento da “FLORESTA DA TIJUCA”, em 1861, tornava-se fundamentalmente uma questão estratégica, tendo em vista que seus mananciais eram a principal fonte de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro.

Com mais de duas décadas, dedicando-me intensamente ao movimento ambientalista brasileiro, tive a oportunidade de contribuir com uma participação neste programa. E ainda fiquei muito honrado ao ser informado pela socióloga Vera Barroso, que minha monografia sobre a Floresta da Tijuca, tinha sido de fundamental importância para a produção e realização do programa. A monografia escrita por mim foi apresentada ao final de meu curso de Pós-Graduação em “Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas”, na COPPE/UFRJ, em 2007. O tema de minha monografia é sobre: “A Importância da Floresta da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro”.

Caso queira ler e conhecer um pouco mais sobre a “FLORESTA DA TIJUCA”, a monografia está publicada no site da Ong “INSTITUTO TERRA BRASIL”. O Instituto Terra Brasil que tem diversos trabalhos e serviços realizados em defesa da “FLORESTA DA TIJUCA” faz parte do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca (PNT). O endereço é: http://terrabrasil.org.br/noticias/materias/CGABHMonografiaEduardoCoelho.pdf



O programa está dividido aqui em dois blocos. Além da minha pequena participação e de seus magníficos apresentadores, o programa contou com outras três grandes participações. O programa também contou com a participação de Ana Cristina P. Vieira, Coordenadora de Cultura do Parque Nacional da Tijuca; José Augusto Pádua, Professor da UFRJ, especializado em História Ambiental; Thiago R, Haussig, Guia do Parque e Assistente em Geoprocessamento.

Vale a pena muito conferir o programa. Pois fora as informações sobre a “FLORESTA DA TIJUCA”, são exibidas lindíssimas imagens e paisagens da nossa “CIDADE MARAVILHOSA”.

Veja o programa – Floresta da Tijuca – Bloco 1 (11m12s):
http://www.youtube.com/watch?v=xvmYvZU8Nk8



Veja o programa – Floresta da Tijuca – Bloco 2 (13m36s):
http://www.youtube.com/watch?v=FOIiB_4QYtk



Saudações Ecológicas e Libertárias

3 comentários:

  1. ST***
    Sendo minha família da Grande Ty-iuc terei o maior prazer em debruçar-me sobre a monografia.
    Muito bem introduzida, admiro o fato de ser dedicada a alguém que embora sendo nosso patrimônio comum não nos foi pessoalmente conhecido.

    Mauro Balbino

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo,
    o Parque Nacional da Tijuca agradece seu carinho e dedicação pela causa conservacionista na nossa cidade.

    Att,
    Zaluar

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM