terça-feira, 30 de agosto de 2011

A aposentadoria do Abel e os discursos pós-modernos

O técnico Abel Braga, campeão carioca de 2005 pelo Fluminense, neste ano de 2011, tem se caracterizado por algumas declarações infelizes. Não dá para grande parte das pessoas que trabalham com futebol continuarem achando que os torcedores não pensam. E não dá para não se manifestar quando algo insulta a nossa inteligência.

Creio que todo treinador tem o direito de escalar os jogadores que quiser e adotar o esquema tático que possa achar mais eficaz para a sua equipe. Não me meto nisso. Apenas torço por todos que vestem a camisa do Fluminense. Porém, nem todos torcedores pensam como eu.

Mas não dá para o Abel pegar o delicadíssimo episódio do Ricardo Gomes e fazer comparações com ele próprio ou fazer defesa de categoria profissional. Não dá para o Abel dizer: “Talvez agora haja um respeito maior por aqueles caras malucos, e aí me incluo, que ficam a beira do campo”.

Gozado... Não vi o Vanderlei Luxemburgo, nem o Caio Júnior fazendo este discurso. E qual o motivo??? Simples. As equipes de Vanderlei Luxemburgo e Caio Júnior, estão bem posicionadas no campeonato.

Por isso, só um treinador que deve estar se sentindo muito pressionado – como deve ser o caso do Abel – teria razões para adotar um discurso inapropriado para o momento. O momento é de mandarmos vibrações positivas e orações para o nosso querido Ricardo, demonstrando solidariedade por esta figura maravilhosa que dignifica o futebol brasileiro e a história do Fluminense. E não de fazer comparações ou discursos defendendo determinada categoria profissional.

Talvez o Abel Braga não saiba que o Ricardo já apresentou um problema de saúde parecido em 2010. É possível que não saiba, pois o Abel estava afastado alguns anos do futebol brasileiro. Ele estava no competitivo e valorizado futebol do Catar. E talvez não saiba que o pai do Ricardo faleceu em decorrência do mesmo problema de saúde.

Ao ver o drama do Ricardo, Abel Braga cogitou se aposentar da profissão de treinador de futebol. É uma declaração arriscada, feita no calor da emoção em que todos nós torcemos muito pela recuperação do Ricardo. Ou não??? Será que não??? Não sei. Só sei, que, pelo que podemos observar nos estádios, nas ruas, nos botecos, na praia, na cidade, no país, nas redes sociais e por aí vai, uma grande parte da torcida tricolor não ficará aborrecida caso isso aconteça. Ou seja, caso o Abel se aposente “HOJE”, uma enorme parcela da torcida tricolor não ficará nem um pouco chateada. Muito pelo contrário!

O técnico Abel Braga também deu outra declaração infeliz quando lembrou “OS CINCO TREINADORES QUE ‘DISSERAM NÃO AO FLUMINENSE’ NA GESTÃO DE PETER SIEMSEN”. O que faz o Abel Braga ao dar tal declaração??? Está jogando na cara de todos os tricolores – torcida, dirigentes e departamento de futebol – que só ele quis assumir o time do Flu. Isso aí todo mundo já está cansado de saber. Não precisa o Abel ficar repetindo. Nós queremos novidade! Inclusive sobre o time tricolor. Isto aí – a recusa dos cincos treinadores – já faz parte da lista inesgotável de ‘micos’ da gestão Peter Siemsen.

Aí, vem o Abel com aquele papo açucarado de que o Flu lhe fez homem, que cresceu no Clube, que poderia ser bandido se não aparecesse o Fluminense em sua vida e por aí vai. Mas também o Abel tem que lembrar que: o brilhante presidente Peter Siemsen dentro de sua intensa genialidade política e esplendorosa capacidade administrativa, esperou-o por três meses.

E só um presidente com enorme brilhantismo e esplendorosa capacidade administrativa para esperar um treinador por três meses em detrimento de um campeonatozinho fajuto como a Taça Libertadores da América. Até o próprio Abel disse na época, que seria “LOUCURA ESPERAR UM TREINADOR POR TRÊS MESES”. Mas o Abelão é o Abelão! E o presidente Peter Siemsen queria, porque queria ver o Abelão de perto... Treinando o Fluminense! E aí minha gente, quando alguém quer muito ver o Abelão... O que são três meses???

O Abel é experiente e cascudo. Sabe que futebol é, sempre foi e sempre será resultado! Abel fala algumas coisas pra ganhar tempo e enrolar a torcida, enquanto os resultados não aparecem. Mas a paciência da torcida está se esgotando. E outro problema é que o Abel anda falando algumas coisas desnecessárias e outras equivocadas. Menos mídia de vez em quando faz bem.

Sobre ser criticado... Não tendo resultado no futebol é a coisa mais comum do mundo no futebol. E qualquer outra coisa diferente disso, é “discurso pós-moderno de ‘mauricinho’ metido a gestor de futebol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM