terça-feira, 6 de setembro de 2011

A semente do Pinheiro germinará!

A data de nascimento A data de nascimento de João Carlos Batista Pinheiro é 13 de janeiro de 1932. E na noite de 18 de janeiro de 2010, segunda-feira, celebramos o “ANIVERSÁRIO DO PINHEIRO” no Fluminense. Era a celebração de seus “78 ANOS”. Era mais uma iniciativa do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Era uma forma de seguirmos o nosso lema e a nossa consciência... “NÃO BASTA EMOÇÃO, TEM QUE ROLAR AÇÃO”. E se a nossa consciência nos determina algo, só nos resta agir. É simples! Pinheiro (de camisa azul claro), Paulinho (de azul escuro), Jair Sant'Anna e o conselheiro Rogério Do Val




Pinheiro e Altair observam o painel de fotos da época que jogavam pelo Flu





A comemoração realizou-se na Sala do Departamento de Futebol de Mesa. O mesmo local onde celebramos no ano de 2009 os “80 ANOS DO JAIR SANT’ANNA”. E em breve, estaremos realizando mais uma celebração de nossa História. Aguardem! Afinal, “NÓS SOMOS A HISTÓRIA”.





Altair observa o painel muito concentrado ao lado de Pinheiro



Pinheiro conversa atenciosamente com Gabriel, Leonardo Carvalho e outros membros da Legião Tricolor

O local era muito apropriado, pois é através do Futebol de Mesa (Botão), que muitos de nós, seja na infância, na adolescência, na juventude, na fase adulta ou na melhor idade, perpetuamos e eternizamos nossos eternos ídolos de futebol

A alegria de Altair, Jair Marinho, Pinheiro e Jair Sant'Anna






A descontração de Altair, Jair Marinho, o sorridente Pinheiro e Jair Sant'Anna








O Futebol de Mesa é o único esporte onde um pai ou um avô pode disputar uma partida em condições iguais com seu filho ou neto. E dependendo da criatividade podemos formar um time com jogadores com nomes de gerações distintas, tipo: Marcos Carneiro de Mendonça, Pinheiro, Preguinho, Rivelino, Doval, Romerito, Conca e por aí vai, todos no mesmo time. Sensacional, não? É só a imaginação permitir. E como não existe prisão no pensamento...






Altair, Jair Marinho, Pinheiro, Jair Santa'Anna e Eduardo Coelho

Altair e Jair Marinho observam o presente do Pinheiro, Jair Sant'Anna sorri





A Sala do Futebol de Mesa do Fluminense estava decorada com um painel de fotos da época do Pinheiro como jogador do Fluminense. E desde uma “descoberta arqueológica” de um exemplar da revista “O Cruzeiro” de 1948, com uma excelente matéria sobre o título do Fluminense de bicampeão carioca dos juvenis daquele ano (o Fluminense foi pentacampeão carioca de juvenis de 1947, 1948, 1949, 1950 e 1951) e contando com Pinheiro no elenco de 1948. O mural contava com fotos dos times da década de 1950 e 1960. Época dos títulos conquistados pelo poderoso “Timinho” do Fluminense.














Altair e Pinheiro são agarrados carinhosamente por Jair Marinho e Jair Sant'Anna ao lado






O jovem Gabriel entrega ao Pinheiro a camisa do Fluminense





E também tinham fotos dos times treinados por Pinheiro ao longo da década de 1970. Época em que o Fluminense também conquistou títulos importantes como o campeonato carioca de 1970, 1975 e 1976. E a Taça Cidade de São Paulo de 1971, 1973 e 1977. E revelou inúmeros craques que se tornaram ídolos tricolores. E tudo isso sob o comando do nosso querido Pinheiro. Eram muitas fotos que sem dúvida alguma emocionaram todos os presentes.







Pinheiro segurando a placa que recebeu de presente








Pinheiro emocionado vestindo a camisa do Fluminense






Foi uma verdadeira viagem no tempo, com o intuito de aproximar, não só o passado, presente e futuro de nosso Clube, mas de aproximarmos as diversas gerações de tricolores, sem distinção ou qualquer tipo de preconceito. Ali não tinha espaço para “novo” ou “velho” Fluminense. Ali só existia um único Fluminense, o Football Club, fundado em 21 de julho de 1902. O único espírito presente no encontro era o de “união dos tricolores” e “amor ao Fluminense”.






Pinheiro e sua eterna camisa





Pinheiro "super feliz"





Tivemos as nobres presenças de ALTAIR, JAIR MARINHO, JAIR SANT’ANNA, PAULINHO e obviamente do nosso homenageado PINHEIRO. A presença de todos eles fez o coração de todos nós tricolores bater mais forte. Estar ao lado daqueles senhores, verdadeiros heróis do Fluminense, compartilhando de suas brincadeiras como verdadeiros rapazes na concentração brincando enquanto esperam um jogo decisivo, era algo impar para todos nós. Poder ter o privilégio inesquecível de ouvirmos algumas de suas muitas histórias, era uma verdadeira “AULA DE HISTÓRIA DO FLUMINENSE”.


A descontração de Pinheiro










Pinheiro ouvindo atentamente as manifestações por seu aniversário






Antes de cortar o tradicional “bolo de aniversário”, uma bela placa de aço alusiva a data foi entregue por Reynaldo Antunes (membro do FutMesa do Flu) ao Pinheiro. E uma camisa retrô do Fluminense foi entregue pelo jovem Gabriel ao Pinheiro. Como o Gabriel, tínhamos também presentes o Leonardo Carvalho e o Ricardo Exner e outros valorosos integrantes do Movimento Popular Legião Tricolor.







Todos cantam o tradicional "Parabéns pra você" para o Pinheiro. E em seguida, SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO...





Pinheiro emocionado escuta as palavras do amigo Jair Sant'Anna










PINHEIRO e seus companheiros de time se expressaram de maneira magnífica, estupenda e arrebatadora, contagiando o coração de todos nós e transbordando o “ORGULHO DE SER TRICOLOR”. O PINHEIRO ficou muito feliz com a homenagem. Depois que seus companheiros de time partiram, PINHEIRO ainda ficou durante um bom tempo contando-nos histórias do Fluminense da sua época.







Altair discursa e é observado com atenção por Jair Marinho, Pinheiro e Jair Sant'Anna

O momento do ataque ao bolo

Já passava da meia noite quando fomos levar o PINHEIRO em sua residência no bairro da Tijuca. O mais importante do evento foi o congraçamento das variadas gerações de tricolores com nossos “verdadeiros heróis”. Naquela noite, estávamos todos glorificados e rejuvenescidos pela beleza do evento. E com a certeza de que... A semente do Pinheiro germinará!


A felicidade do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM