sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ponto para o Prefeito Eduardo Paes!

Saiu uma nota no dia de ontem, dia 12/01, de interesse da população do Rio de Janeiro e dos clubes de futebol da cidade. A nota saiu na coluna DE PRIMA do jornal LANCE! A nota é intitulada “PREFEITURA PROCURA OUTRA FORMA DE INCENTIVO A CARIOCAS PARA CT”. Abaixo a nota na íntegra:


A Prefeitura do Rio procura alternativa à doação de dinheiro aos quatro grandes do Rio para aquisição ou reformas de CT. A isenção de impostos ou incentivos para aquisição de materiais podem ser a solução. O prefeito Eduardo Paes pretende ajudar de olho nas seleções estrangeiras (e os torcedores) da Copa-14.



Corretíssimo o prefeito! A Prefeitura do Rio de Janeiro não foi feita pra ficar subsidiando clube de futebol. Se os clubes de futebol da cidade estão falidos e mal pagos, a Prefeitura não tem nada que ver com isso. A Prefeitura do Rio de Janeiro não é banco pra emprestar dinheiro pra ninguém.

E a Prefeitura do Rio já tem inúmeros problemas para ter que resolver. Problemas que afligem toda a população da cidade e não apenas aqueles que gostam de futebol. Mas falando em futebol, a Prefeitura do Rio se tiver que atender uma torcida, terá que atender primeiro "a maior torcida do Brasil", que é observada em todas as pesquisas de opinião sobre as preferências clubísticas dos brasileiros. A "maior torcida do Brasil" nas pesquisas de opinião, sempre é a dos que afirmam que “não tem time de futebol”. Depois sim, vem o clube A, o clube B, e por aí em diante.

Um dos problemas que a Prefeitura do Rio, tem que resolver na cidade maravilhosa, agora “olímpica”, é a questão das quadras esportivas nas escolas municipais. Como alguns sabem, a Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro possui cerca de 1.100 escolas. Porém, dessas cerca de 1.100, aproximadamente 400 escolas não possuem quadras esportivas. Ou seja, em aproximadamente 400 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro nossas crianças e jovens estão concluindo o ensino fundamental sem sequer terem um espaço físico digno para a realização de uma aula de educação física decente.

Aí, ficam algumas perguntas que devem ser feitas: “Que geração de cidadãos brasileiros estará sendo formada no futuro próximo sem a mínima educação física e desportiva???” “Isso seria algum tipo de crime???” “E nós, cidadãos brasileiros, o que fazemos em relação a isso???” “Nos acostumamos dentro de nossa falta de cidadania histórica???” “Nos resignamos e não fazemos absolutamente nada???” “Ou ficamos apenas torcendo para o nosso time de futebol ser campeão de alguma coisa, acreditando que somos invencíveis e felizes???”

Portanto, seria inconcebível e um escândalo por completo, que o Prefeito Eduardo Paes destina-se “DINHEIRO PÚBLICO” para financiar aquisição ou reforma de Centro de Treinamento para clubes de futebol da cidade. Até porque, temos muitos clubes na cidade precisando muito mais de ajuda. América, Bonsucesso, Bangu, Olaria, Madureira, Portuguesa, São Cristóvão, Campo Grande, e etc, também estão ansiosos por uma ajuda do poder público.

Se os clubes querem ajuda, corretamente o Prefeito Eduardo Paes já sinalizou com a melhor maneira que o poder público tem de ajudá-los. Ou seja, a isenção de impostos. Agora, como alguns clubes queriam – com a Prefeitura financiando parte da compra – sinceramente e com todo respeito, não dá.

“DINHEIRO PÚBLICO” é fruto do trabalho e do pagamento de impostos dos cidadãos e cidadãs. E portanto deve ser respeitado. E muito bem fiscalizado, cada centavo e cada moeda. Se a cultura de “fiscalização incessante” ainda não existe nos clubes de futebol, o problema é dos clubes de futebol. Se a cultura de "cidadania plena" ainda não chegou aos clubes de futebol, o problema é dos clubes de futebol.

Talvez, por isso possamos explicar porque nossos grandes clubes de futebol encontram-se em situações econômicas deficitárias. E o “DINHEIRO PÚBLICO” deve ser muito bem empregado em benefício de toda a população. E não apenas daqueles que gostam de futebol. E os clubes de futebol não são instituições públicas, por mais que exista toda uma cultura de paixão popular em torno deles. Portanto, foi uma atitude correta a que tomou o Prefeito Eduardo Paes em não disponibilizar “DINHEIRO PÚBLICO” para aquisição ou reformas de Centro de Treinamento para clubes de futebol. Ponto para o Prefeito Eduardo Paes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM