domingo, 18 de março de 2012

Seminário Gestão Esportiva FGV / FIFA Master Alumni

"Esta a honra que fica, eleva, honra e consola"
Machado de Assis


O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” marcou presença no Seminário “GESTÃO ESPORTIVA FGV – FIFA MASTER ALUMNI” realizado na sexta-feira, dia 16 de março. O evento realizou-se no auditório da Academia Brasileira de Letras (ABL). O seminário contou com vários nomes de peso no mundo do esporte nacional, internacional, e pretendia se tornar um espaço de discussão sobre diferentes tópicos relevantes para a gestão esportiva no Brasil.

Renê Simões



Foram abordados temas como planejamento, marketing, finanças e direito esportivo, já visando o desenvolvimento da indústria para a Copa do Mundo de 2014. Para a abertura do evento estavam sendo esperados o presidente de Honra da FIFA, o Drº João Havelange, e Carlos Alberto Parreira, técnico campeão mundial de futebol pela Seleção Brasileira em 1994. Entretanto, ambos não compareceram.




Kléber (Campeão Carioca de 2005 pelo FLU) e Eduardo Coelho



O professor Stravos Xanthopoylos, Diretor Executivo da FGV, iniciou a apresentação de Renê Simões, que substituía Carlos Alberto Parreira. Renê Simões, atualmente ocupando o cargo de Diretor Técnico do São Paulo Futebol Clube, disse que precisamos reorganizar o futebol brasileiro. “Este é o momento”, disse Renê. Recentemente, Renê Simões esteve em Barcelona. E ao contrário do que alguns dizem, afirmou que o resultado do Barcelona não é modismo. É fruto de um trabalho de 30 anos.




Ricardo Trade - Diretor Executivo de Operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA 2014




Em seguida, foi a vez da srª Márcia Lins, Secretária Estadual de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, pronunciar-se. Márcia Lins falou da importância de um brasileiro que presidiu a FIFA e revolucionou o futebol mundial. Márcia Lins também destacou a importância do legado da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil. E lembrou que ano que vem já temos a Copa das Confederações no Brasil.




João Gomide - Gerente de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro (CBF)




Outro palestrante foi João Frigerio, FIFA Master e Vice Presidente do FIFA Master Alumni Association. João Frigerio palestrou sobre “CIES, FIFA Master e a Rede Mundial de Universidades da FIFA”. João Frigerio disse que o CIES se baseia em três pilares: Pesquisa, Educação e Consultoria. O CIES criou a Bolsa de Estudos “João Havelange”. O CIES fundamenta seus estudos nas áreas de: Direito, Sociologia, Geografia, História e Gestão.





João Frigerio - FIFA Master e Vice-Presidente do FIFA Master Alumni Association




João Frigerio disse que o curso de pós-graduação FIFA Master forma gestores para atuar em todas as áreas. O curso tem duração de 10 meses. O CIES oferece ainda um curso de Mestrado em Direito Esportivo. O CIES tem parceria com a Universidade Neuchátel, da Suiça. O CIES possui uma rede internacional de universidades, incluindo a FGV. Prestam consultorias para federações, associações, clubes e órgãos públicos e realizam seminários. O CIES foi fundado em 1995. Universidades parceiras se engajam com comunidades locais. Como por exemplo: Buenos Aires, Santiago (Chile), Senegal, Porto Elizabeth (África do Sul), Lima (Peru), dentre muitas outras. O CIES possui 325 membros e estão em mais de 80 países. Mais de 80% que fizeram o FIFA Master trabalham hoje com esporte.




Ricardo Pereira Martins - Vice-Presidente Geral do Fluminense Football Club


Em seguida, palestrou o João Gomide, Gerente de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro da CBF. João Gomide falo sobre a experiência da Escola Brasileira de Futebol da CBF. A Escola Brasileira de Futebol trabalha com:
- Gestão de programas e cursos FIFA;
- Sistema de qualificação de treinadores de futebol;
- Comissão Nacional de Médicos do futebol;
- Gestão de eventos diversos: arbitragem, doping, camps, etc;
- Parcerias internacionais.


Márcio Braga - ex-Presidente do Clube de Regatas do Flamengo




Segundo João Gomide, entre 2006 e 2009, realizaram festas com o ‘Cirque du Soleil’. A Escola Brasileira de Futebol pretende levar o conhecimento do futebol concentrado no Sul e Sudeste para todos os estados do Brasil. João Gomide ainda disse que, a CBF é a confederação de futebol que mais investe na seleção feminina no mundo. João Gomide afirmou que a CBF valoriza a formação dos profissionais.





Importantes presenças tricolores: Ricardo Pereira Martins (Vice-Presidente Geral do FLU) e Idel Halfen (Vice-Presidente de Marketing do FLU)




Na sequência dos palestrantes o professor Stravos Xanthopoylos disse que o FGV On-line possui um curso de pós-graduação via satélite para 6.000 pessoas. Logo em seguida, o professor Ricardo Trade pronunciou-se. Ricardo Trade é Diretor Executivo de Operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e Representante do CIES no Brasil. Ricardo Trade falou sobre a importância de: Gestão Estratégica de Esportes; Marketing Esportivo; Direito Esportivo; Estratégias de Patrocínio; Gestão Financeira; Comunicação de Eventos Esportivos.




Zé Mário e Zé Roberto - Campeões Cariocas de 1975 com a "Máquina Tricolor "




No retorno do almoço, o assunto era “o impacto da Copa do Mundo na indústria do esporte brasileiro”. João Henrique Areias foi o primeiro palestrante. João Henrique Areias era Diretor de marketing da AMBEV nos anos 1980, quando o ex-presidente do Flamengo, Márcio Braga, convidou-o para tornar-se Vice-Presidente de Marketing do Flamengo.




Ricardo Trade (o professor) e Eduardo Coelho (o aluno)




João Henrique Areias declarou que acreditava que fariam uma revolução. Mas hoje, observa que pouco mudou. João Henrique Areias disse: “A gente chegava no clube às dezessete, dezoito horas. O que ainda não mudou. Estou vendo aqui o Márcio Braga. Mas não estou vendo aqui os quatro presidentes dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Mas quero destacar o trabalho do Maurício Assumpção no Botafogo. Quem vai mudar a gestão no futebol é o mercado. É a AMBEV. É a Coca-Cola. E por aí vai”.




João Henrique Areias - Consultor e Professor de Marketing Esportivo




Pedro Trengrouse foi o próximo palestrante. Pedro Trengrouse – FIFA Master, Consultor da ONU/PNUD para a Copa 2014. Pedro Trengrouse declarou que apenas 29% do potencial comercial do futebol é explorado no Brasil. De 783 clubes profissionais de nosso país, apenas 100 tem atividades o ano inteiro. Os 683 restantes só têm atividade em quatro meses e meio durante o ano.




Fabio Laudisio - FIFA Master e Diretor da Dentsu




Pedro Trengrouse lembrou alguns aspectos importantes pelo advento Copa do Mundo de 2014:



- O Brasil terá 12 estádios de padrão internacional; - Capital humano de alto nível para o esporte;
- Legislação avançada para proteção e valorização de marcas esportivas no Brasil;
- Atração de público de lato poder aquisitivo;
- Volume relevante de investimentos externos na cadeia produtiva do futebol brasileiro;
- Oportunidade de ajustes de Governança;
- Reformas nos calendários e clubes;
- Aquecimento do mercado publicitário para o futebol brasileiro;
- Mudança na lógica de Patrocínio.



Gonçalves - ex-zagueiro do Botafogo campeão do Brasil em 1995




Outro palestrante foi Marcel Marcondes da AMBEV. Marcel Marcondes lembrou que das principais economias do planeta onde o futebol é relevante, o Brasil é a maior economia do mundo. Marcel Marcondes destacou a importância da divulgação da nossa história. E salientou que cada vez mais, as empresas abandonarão a visibilidade gratuita. E sim, adotarão a parceria.



Marcel Marcondes - Diretor de Marketing Esportivo da AMBEV



Marcel Marcondes disse que a AMBEV começou com o Flamengo no “Projeto dos Tijolinhos”. E contribuíram com o ‘Ninho do Urubu’. No Fluminense, Marcel Marcondes destacou a importância da valorização da história e a inauguração da Sala de Troféus.



Marcel Marcondes relatou que no Vasco da Gama, a AMBEV trabalhou na modernização e reforma do vestiário, na colocação de vidro no setor de arquibancada em substituição da grade que atrapalhava a visão de jogo do torcedor. E em breve será inaugurado um moderno placar eletrônico.



Segundo Marcel Marcondes, estas medidas darão mais qualidade e conforto ao Estádio de São Januário, do Vasco da Gama. No Botafogo, a AMBEV planeja trabalhar bastante no Engenhão. A AMBEV pretende reformar a Sala de Imprensa e o grande inimigo do Engenhão que é o gramado. A AMBEV vai gerir o gramado do Engenhão para não dever nada aos gramados europeus.




Pedro Trengrouse - FIFA Master, Consultor da ONU/PNUD para a Copa 2014



Marcel Marcondes disse que os investimentos da AMBEV inicialmente começaram nos clubes do Rio de Janeiro, mas se alastrarão por todo o Brasil. A AMBEV já está reformando a Sala de Imprensa do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. Marcel Marcondes destacou que a AMBEV tem como preocupação o “Desenvolvimento do futebol” e o “Legado Socioambiental”.




Renê Simões e Eduardo Coelho



Fábio Laudisio falou sobre “Estratégias de Marketing Esportivo”. Fábio Laudisio – FIFA Master e Diretor da Dentsu. Fábio Laudisio destacou que, “2014 será a Copa do Mundo das mídias sociais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM