terça-feira, 17 de julho de 2012

Vitória dramática contra o Grasshoppers: 1 x 0

Após o empate de 0 x 0 com o Sporting, Zezé Moreira chegou à conclusão de que o seu quadro estava necessitando de urgentes modificações. O empate com o Sporting deu ao Fluminense uma noção das dificuldades da Copa Rio. Um campeonato importantíssimo e curto como a Copa Rio, não poderia permitir erros de avaliação.
Na terça-feira, dia 15 de julho, quando seriam iniciados os preparativos para a segunda partida do certame, contra o Grasshoppers da Suíça, Zezé Moreira conservou de saída Robson e Marinho, considerando que, tanto Carlyle como Orlando “Pingo de Ouro” não estavam nas condições ideais para a ofensiva tricolor. Mas apenas Carlyle seria barrado para o segundo jogo. Orlando iniciaria a partida. Mas seria substituído por Villalobos no decorrer da partida. 
A equipe suíça era bastante respeitada por seu famoso “ferrolho”, que na verdade era uma espetacular retranca. Na Copa de 1950, a única partida que a seleção do Brasil não venceu antes da final com o Uruguai, foi no empate de 2 x 2 contra a seleção da Suíça, no Pacaembu. Ali, os brasileiros conheceram o “ferrolho” suíço.
Na quinta-feira, dia 17 de julho de 1952, novamente o Fluminense não fez uma boa apresentação, como já tinha ocorrido na estréia contra o Sporting. Mas o mais importante no segundo jogo da Copa Rio era a vitória. E ela veio de forma dramática aos 34 minutos do segundo tempo, com gol do peruano Villalobos.
Jesus Villalobos Villegas nasceu em Tambo de Mora, no Peru, em 1928. Desde 1948 jogava no Sucre onde foi vice-campeão peruano de 1949. Veio para o Fluminense em 1951. Em junho de 1951, o próprio treinador Zezé Moreira incumbiu-se de ir até o Peru trazer Villalobos. Quando Zezé Moreira chegou ao aeroporto do Galeão com Villalobos, esperavam para recepcioná-los os tricolores Silvio Neto Machado, João Coelho Netto, o “Preguinho” e o Drº Nilton Paes Barreto  
Na vitória sofrida contra o Grasshoppers por 1 x 0, o Fluminense teve dois grandes heróis: Castilho e Villalobos. O primeiro, confirmando a sua extrema qualidade técnica que sempre dava a máxima segurança para todos os tricolores. E Villalobos foi quem colocou a bola no fundo das redes decretando a primeira e importantíssima vitória do Fluminense na busca do título mundial de clubes.

Um comentário:

  1. Professor Eduardo, Castilho defendeu um pênalti neste jogo, quando ainda estava empatado.

    Tenho dúvidas quanto ao autor do gol. Em minhas pesquisas, já vi aparecerem 3 autores diferentes: Marinho, Telê e Villalobos.

    Para a maioria das fontes, o gol foi de Marinho.

    ST,
    PC

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM