quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RODRIGO CAETANO É CAMPEÃO!!!

Eduardo Coelho e Adson Gomes no Footecon - 2010


Durante o FOOTECON, em dezembro de 2010, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Rodrigo Vila Verde Caetano. Porém, infelizmente, isto não aconteceu. Não naquele momento. Eu estava muito concentrado em entregar ao técnico Muricy Ramalho um exemplar do livro “HISTÓRIA DO FLUMINENSE” de Paulo Coelho Netto. Era uma forma gentil de agradecer ao nosso grande comandante Muricy Ramalho a conquista do título do Fluminense de campeão brasileiro de futebol de 2010.
Na ocasião, encontrava-me com meu grande amigo, o Profº Caé Cunha, que também era amigo do Rodrigo Caetano, que na época era Executivo do Futebol do Vasco da Gama. Caé Cunha é um grande amigo de adolescência na Tijuca (dos tempos da nossa saudosa Torcida “TIJUNENSE”).



Rodrigo Caetano e Caé Cunha no Vasco Barra


Caé Cunha é um grande batalhador do mundo da bola. Ele já teve passagens como jogador profissional do Santa Cruz, América (PE), Serrano, Friburguense, dentre outros. E passou um pequeno período num time da 3ª Divisão da Alemanha. No Serrano de Petrópolis, em 1986, Caé trabalhou com Marcelo Veiga atual técnico do Fluminense da categoria de juniores. Posteriormente, Caé fez curso de Treinador de Futebol pelo Sindicato dos Treinadores e Técnicos do Estado de São Paulo (SITRETESP). Este curso foi realizado nas dependências do São Paulo Futebol Clube.
Caé Cunha sempre me relatava as melhores informações e qualidades sobre Rodrigo Caetano, que começava a despontar no cenário futebolístico nacional. Ele me dizia sempre da extrema educação de Rodrigo e sua atenção com todos. Caé me dizia que Rodrigo Caetano sempre está dando oportunidade e observando novos profissionais do futebol brasileiro.




Caé Cunha e Eduardo Coelho no Footecon - 2010




Caé Cunha e Rodrigo Caetano se conheceram em 2008 no estádio Olímpico. Caé era técnico interino do Náutico e Rodrigo Caetano era Gerente de Futebol do Grêmio de Porto Alegre. A hospitalidade oferecida por Rodrigo Caetano ao Caé foi impecável. Pouco importava se ele era apenas um ‘técnico interino’, a receptividade de Rodrigo Caetano foi irretocável. Caé e Rodrigo Caetano ainda tinham em comum uma boa amizade com o empresário Adson Gomes.
O pernambucano Adson Gomes foi empresário de Rodrigo Caetano, quando este ainda era jogador de futebol profissional. Rodrigo Caetano nos clubes em que jogou sempre teve certa liderança e sempre foi o capitão nos times que jogou. Rodrigo Caetano iniciou sua carreira de gestor de futebol em 2003. O que muitos tricolores não sabem é que Rodrigo Caetano, ainda no Rio Grande do Sul participou da formação do ídolo tricolor Thiago Silva.




Adson Gomes, Rodrigo Caetano e Caé Cunha


Em 2009, o Vasco disputaria uma partida contra o Central de Caruaru pela Copa do Brasil. E Rodrigo Caetano solicitou o auxílio de Adson Gomes para obter informações técnicas sobre a equipe pernambucana. Adson indicou o Profº Caé Cunha para que fizesse um relatório técnico, que seria entregue ao treinador Dorival Júnior, do time profissional do Vasco da Gama. Caé preparou um relatório de imagens editadas com leitura de jogo, ações ofensivas e bolas paradas.
O relatório foi proveitoso. O Vasco venceu o Central de Caruaru por 3 x 0, impedindo a realização do jogo de volta no Rio de Janeiro. Rodrigo Caetano fez questão de pagar pelo serviço prestado por Caé. Porém, este se recusou a receber. Não poderia recusar uma solicitação urgente de Rodrigo Caetano feita através de Adson. E o serviço prestado ficaria como símbolo do início de uma boa amizade entre Caé e Rodrigo Caetano. No entanto, Rodrigo Caetano demonstrando todo o seu cavalheirismo e reconhecimento profissional, convidou Caé Cunha para realizar um pequeno estágio no Vasco Barra, em 2009, com o técnico Dorival Júnior.



Eduardo Coelho e Rodrigo Caetano no seminário "O Futuro dos Clubes Brasileiros"



Na condição de estudioso sobre o tema da Gestão e Marketing Esportivo, me inscrevi para participar do seminário “O Futuro dos Clubes Brasileiros”, que seria realizado na sede da Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo, no dia 17 de setembro. E já era do meu conhecimento que Rodrigo Caetano participaria do evento.
No retorno do almoço tive a possibilidade de aproximar-me de Rodrigo Caetano. No exato momento em que me aproximava do Rodrigo, ele atenciosamente como sempre, conversava com Humberto Palma, ex-Gestor Financeiro do Fluminense na gestão do ex-presidente Roberto Horcades. Conversei um pouco com Humberto Palma e em tom bem humorado lhe falei: “Um prazer encontrá-lo por aqui. Não encontrei ninguém do Novo Fluminense por aqui, mas você também é do Fluminense”. E Humberto Palma, também no estilo bem humorado respondeu: “Já que não tem ninguém aqui do Novo Fluminense, pelo menos tem alguém do Velho Fluminense”.
Em seguida, me apresentei ao Rodrigo Caetano, dizendo que era sócio e torcedor do Fluminense e que tinha criado o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. E obviamente, disse a ele que era amigo de longa data do Caé. Falei ao Rodrigo Caetano sobre o período em que o Caé jogava no Santa Cruz. Sobre o seu time de futebol amador (de categorias de base) que criou em São Bernardo do Campo. E disse a ele sobre o último trabalho do Caé no Timbaúba, na segunda divisão do campeonato pernambucano. E Rodrigo Caetano disse: “O Caé é uma pessoa muito correta. Eu sei. Ele me deixa sempre informado sobre o que está fazendo e seus trabalhos. Ele é um idealista do futebol”.











Felipe Ximenes e Rodrigo Caetano

Parabenizei o Rodrigo pela indicação ao prêmio que concorreria e disse que estava na torcida por ele. Não me importava que Rodrigo Caetano concorria ao prêmio por seu trabalho no Vasco. O que interessava é que naquele momento, ele era do Fluminense. Então, eu torceria ardorosamente por sua vitória. A vitória de Rodrigo Caetano representaria uma vitória do Fluminense!
Rodrigo Caetano estava entre os executivos de futebol que disputariam o “Prêmio Executivo do Esporte 2011 – Categoria Futebol”. Este prêmio foi criado em parceria pela PLURI Consultoria e a TREVISAN Escola de Negócios. Os Executivos indicados aos prêmios foram escolhidos por uma análise feita por profissionais e da TREVISAN Escola de Negócios, feita com base nos seguintes critérios:
- Análise dos resultados obtidos pelo executivo em 2011;
- Currículo do profissional;
- Grau de dificuldade enfrentado para a realização do trabalho;
- Nível de utilização de ferramentas inovadoras e de boas práticas de gestão.



Edu Gaspar, Felipe Ximenes, Rodrigo Caetano e Thiago Scuro




A definição do vencedor se daria pelo voto do corpo de jurados abaixo, constituído por 16 jornalistas e profissionais do mercado:
- Alex Simões, Diretor de Comunicação e Marketing do Marfrig Group
- Amir Somoggi, Diretor da BDO RCS
- Antonio Fadiga, CEO da Fischer+Fala!
- Carlos Eduardo Éboli, Comentarista das Rádios CBN / Globo
- Emerson Gonçalves, Colunista do Globoesporte.com
- Fábio Cunha, Diretor da Revista Gestão do Esporte
- Fábio Wolff, Diretor-presidente da Wolff Sports & Marketing
- Fernando Ferreira, Diretor da PLURI Consultoria
- Fernando Trevisan, Diretor da TREVISAN Escola de Negócios
- João Paulo Medina, Diretor-Executivo da Universidade do Futebol
- Luiz Zini, Colunista do Zero Hora
- Marcel Marcondes, Diretor Executivo da Ambev
- Marcos Paladino, Gerente de Futebol da Netshoes
- Paulo Calçade, Comentarista da ESPN e colunista Estado de São Paulo
- Rafael Plastina, Diretor da divisão de esporte da Nielsen
- Wagner Vilaron, Comentarista do SporTV e colunista Estado de São Paulo    

Os indicados ao PRÊMIO EXECUTIVO DO ESPORTE 2011 – Categoria FUTEBOL eram:
Edu Gaspar – Gerente de Futebol do Corinthians, Vice-Campeão Paulista de e Campeão Brasileiro de 2011;
Felipe Ximenes – Superintendente de Futebol do Coritiba, Bicampeão Paranaense e Vice-Campeão da Copa do Brasil de 2011;
Thiago Scuro – Gerente Executivo do Audax (SP) e Audax (RJ), clube empresa que disputará pela primeira vez o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro da Primeira Divisão em 2013;
Rodrigo Caetano – Diretor Executivo de Futebol do Fluminense, 3º colocado da Copa Sul-Americana, Campeão da Copa do Brasil e Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro de 2011.





Rodrigo Caetano discursa sendo observado por Fernando Ferreira da Pluri Consultoria



E na hora da entrega do prêmio, Fernando Ferreira Diretor da Pluri Consultoria disse: “Essas premiações foram criadas com o objetivo de fortalecer o mercado para os profissionais, os executivos dos clubes e do esporte em geral. Nós acreditamos que estas pessoas precisam ser reconhecidas, elas precisam ser melhor remuneradas, elas precisam ter maior visibilidade. E mais autonomia para que com isso possam contribuir mais eficiente para o desenvolvimento dos clubes em que elas atuam e do esporte como um todo. No ano que vem a gente pretende fazer um evento separado somente para a premiação dos executivos. E ampliar isso para outras áreas. Como área jurídica , para outros esportes, para área médica e de preparação física”.  
Fernando Trevisan, Diretor da Trevisan Escola de Negócios disse: “Lembrando que existe hoje uma Associação Brasileira de Executivos de Futebol, presidida pelo Ocimar Bolicenho que está presente aqui também, mostrando que essa é uma nova profissão no mercado do futebol. Inclusive que já conta com uma entidade representando”.
Logo em seguida, foi anunciado o nome de “RODRIGO CAETANO VENCEDOR DO PRÊMIO EXECUTIVO DO FUTEBOL DE 2011”. Na hora do anúncio, próximo do palco, não deu para conter a empolgação e soltei um grito: “DÁ-LHE RODRIGO!!!”




Rodrigo Caetano




Após receber seu troféu, educadíssimo, Rodrigo Caetano foi abraçar seus concorrentes. E na sequência Rodrigo Caetano fez uma breve consideração: “Bom, primeiro, posso agradecer a iniciativa, parabenizar vocês, por conta da Pluri e da Trevisan. Mais importante do que o reconhecimento ao profissional, é o reconhecimento da importância desse novo cargo. Cargo que hoje tem importância e relevância na estrutura organizacional dos clubes. Nós somos hoje, grandes profissionais para colaborar na modernização da gestão dos clubes do futebol brasileiro. Então, de tudo isso, a relevância justamente, a profissionalização de todos os setores dos clubes. Isso seja expansivo, como no futebol ou no marketing, ou nos outros setores do clube. Nós trabalhamos em equipe. É o resultado da equipe que trabalha forte. Obrigado!”
Logo que desceu do palco carregando seu troféu, Rodrigo Caetano veio na minha direção. Tive a oportunidade de dar-lhe um dos primeiros abraços após a conquista do troféu e ouvir uma confissão do Rodrigo muito simpática: “Você me deu sorte!”
Rodrigo Caetano após ser premiado e receber seu troféu, tornava-se uma das pessoas mais requisitadas do seminário. Contudo, consegui novamente um minutinho da sua atenção. E tive a oportunidade de novamente parabenizá-lo pela conquista. E nós tirarmos uma nova fotografia. Desta vez, na nova foto que tiramos, carregávamos o merecido troféu recebido por Rodrigo Caetano. E mais uma vez de forma simpática, Rodrigo Caetano me diria: “Vou ler o seu Blog!”







Eduardo Coelho e Rodrigo Caetano e o troféu de "Melhor Executivo do Futebol - 2011" 



Todavia, justiça seja feita, uma pessoa que também merece muito ser parabenizada com a conquista deste prêmio de Rodrigo Caetano é o Drº CELSO BARROS, presidente da Unimed, a patrocinadora do futebol profissional do Fluminense. O Drº Celso Barros teve uma participação muito importante para que Rodrigo Caetano viesse para o Fluminense. O Drº Celso Barros empenhou-se muito na contratação de Rodrigo Caetano. E merece parabéns por isso. Ao contrário de alguns dirigentes tricolores que dispensavam a sua contratação.
Rodrigo Caetano é um profissional sério e competente. E está no cargo que ocupa por seu currículo profissional e sua responsabilidade. Podemos dizer que: RODRIGO CAETANO É CAMPEÃO!!! A vitória de Rodrigo Caetano é um bom presságio “rumo ao Tetra”.







2 comentários:

  1. Parabéns ao grande profissional, Gerente de Futebol, e uma pessoa ímpar chamada Rodrigo Caetano. Merecidíssimo o prêmio. Parabéns ao amigo Eduardo Coelho pela grande entrevista e por ter citado também; mais dois grandes profissionais: o meu amigo, grande profissional, empresário Adson Gomes e o nosso grande amigo Prof. Caé Cunha; que tive a grande honra e prazer de fazer parte da sua Comissão Técnica (como seu auxiliar técnico) no Timbaúba Futebol Clube / PE. Abraço, Prof. Germano Martins.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!
    Parabéns ao Rodrigo Caetano pelo seu trabalho!
    Parabéns ao Fluminense por contar com um profissional desse gabarito!
    Parabéns Eduardo pela intensidade do teu Fluminensismo!

    Todos juntos NA LUTA PELO TETRA!!!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM