sábado, 10 de novembro de 2012

A frustração do voto de 70 mil sócios do Internacional

O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” no intuito de colaborar com o aprofundamento do processo democrático na política tricolor, apresenta alguns fatos importantíssimos ocorridos recentemente no Sport Club Internacional de Porto Alegre. O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” não tenta manipular ninguém. Muito menos se utiliza da repugnante prática da “CENSURA”.
É necessário trazer o assunto em questão, apenas na intenção de enriquecer o debate e estimular a livre reflexão dos tricolores. É que o Internacional de Porto Alegre tem servido de ‘fonte de inspiração’ para muitos torcedores de outros clubes do Brasil incluindo muitos tricolores – como exemplo disso e daquilo.
Mas pelo que parece – e os fatos comprovam – o processo político do Internacional “não é esta democracia toda” que andam dizendo por aí. E na correria do cotidiano nem sempre temos tempo de nos informar (mesmo com a internet) sobre todas as coisas que ocorrem “neste mundo de meu Deus”. Por isso, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” está e estará sempre pronto, atento e vigilante para colaborar com os nossos “companheiros de luta e de glória”.
O fato é que geralmente algumas pessoas citam o Internacional como modelo a ser seguido. Muitos dizem sobre a tão ‘decantada democracia’ do Internacional de Porto Alegre, sobre os seus milhares de sócios com direito de voto para o cargo de presidente do clube. Mas não é isso que se observa no último pleito ocorrido no clube gaúcho.
Na noite da última quinta-feira, dia 08/11, foi reeleito Giovanni Luigi para presidente do Internacional. O atual presidente foi “ELEITO PELO CONSELHO DELIBERATIVO”.

RESULTADO DA VOTAÇÃO DO INTERNACIONAL:
Giovanni Luigi – 166 votos
Luiz Antonio Lopes – 80 votos
Sandro Farias – 64 votos
Brancos – 3 votos
Nulos – 1 voto

Segundo o Artº 24 do “ESTATUTO” do Internacional, “o Presidente, o 1º Vice-Presidente, o 2º Vice-Presidente, são eleitos para um mandato de 2 (dois) anos, em eleição em duas etapas. A primeira, perante o ‘CONSELHO DELIBERATIVO’, que elege duas chapas, dentre as inscritas, que concorrem a segunda etapa perante a ‘ASSEMBLEIA GERAL’ (todos os sócios)”.
Para uma melhor compreensão do pleito colorado, observamos também, ainda no Artº 24, parágrafo 2º, do “ESTATUTO” do Internacional, que diz que “estarão habilitadas a concorrer a segunda etapa da eleição as duas chapas que obtiverem na primeira etapa, a maior votação, desde que o número de votos de cada uma seja igual ou superior a um quarto do ‘COLÉGIO ELEITORAL’ (voto indireto, ou seja, não é ‘voto popular’ onde todos votam).
Como nenhum dos dois opositores de Giovanni Luigi superou a clausula de barreira de 25%, o dirigente seguirá no comando do clube gaúcho no biênio 2013-2014. Dos 346 conselheiros do Internacional aptos a votar, 314 compareceram. O candidato Luiz Antonio Lopes, da “Chapa 2”, ficou a 7 (sete) votos da clausula de barreira. O resultado frustrou mais de “70 MIL SÓCIOS” que poderiam votar em um segundo turno, em 15 de dezembro.
Do lado de fora da votação, conforme prometido, a “TORCIDA GUARDA POPULAR” fez um “PROTESTO” para que a disputa presidencial chegasse ao “VOTO POPULAR”. No próximo dia 15 de dezembro, todos os sócios do Internacional poderão votar para o “CONSELHO DELIBERATIVO”.
Vale destacar que, o candidato Luiz Antonio Lopes (segundo colocado na ‘eleição indireta’) tinha a preferência de mais de 60% dos colorados. Em seu pronunciamento oficial, após o término do pleito, o candidato Luiz Antonio Lopes declarou: “Sócio colorado, renove o Conselho e vote na Chapa 2, pois assim você terá a oportunidade de escolher seu presidente”.
Pelo visto, a democracia do Internacional “não é tão democrática assim”. Pois apenas 314 ‘iluminados’ escolheram o presidente do clube gaúcho. E podemos observar que no Internacional, continuam existindo mais do que nunca, os “FEUDOS” e as “OLIGARQUIAS”. Por enquanto, os tão decantados “70 MIL SÓCIOS CONTINUARÃO A VER NAVIOS”. E o pior é se forem navios “GREMISTAS”.

Para eventuais dúvidas, vejam a matéria no site UOL que diz: “CONSELHO DO INTER REELEGE GIOVANNI LUIGI PRESIDENTE E FRUSTRA VOTO DE 70 MIL SÓCIOS”





Um comentário:

  1. Professor Eduardo,

    É importante dizer que, no Internacional, o Conselho Deliberativo é escolhido pelo voto de todos os sócios. E TODOS OS SÓCIOS POSSUEM OS DIREITOS DE VOTAREM E SEREM VOTADOS.

    Na reforma proposta no Fluminense, os sócios-futebol não poderão ser votados... e isso é bastante anti-democrático, na minha opinião.

    ST!
    PC
    Jornalheiros

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM