domingo, 11 de novembro de 2012

A opinião de Eduardo Mas

Quem achar que é anti-democrático o sócio-futebol, então, que não se associe.  Que fique chupando dedo e vendo a banda passar.  O torcedor não está obrigado a nada.  Outra coisa, O Inter não é exemplo em tudo.
Eu não quero a história do Inter no Flu. Eu não quero o sócio-futebol do Inter no Flu. Eu quero que o Flu construa e tenha a sua própria história, construa e tenha o seu próprio sócio-futebol. Eventuais erros que possam ter sido cometidos no Inter, não necessariamente se repetirão no Flu e não tornam o sócio-futebol tricolor em si em erro, ainda que alguns equívocos venham a acontecer. Por favor!!! Mais uma coisa. Em todo e qualquer processo, há dificuldades, ajustes, as pessoas precisam digerir melhor as novidades, mas não é por causa dos percalços normais do caminho, que não possamos avançar.  Quando a Vanguarda aprovou o voto direto, alguns, com os mesmos pensamentos de outros agora, criticaram, disseram que era um erro, um absurdo.  Será que foi mesmo um erro?  Vocês preferiam que voltássemos a eleger os nossos presidentes por voto direto somente dos conselheiros? Será que vocês não estão hoje exercendo o mesmo papel dos críticos da Vanguarda de ontem, quando eles lutavam para aprovar o voto direto do associado?
Olha, já estou até imaginando os chatos, os ranzinzas, os críticos de ocasião e de plantão.  Querem ver?  No futuro, a torcida do Flu que se associou ao clube e que votará para presidente, vai eleger alguém que não será competente, vai eleger algum presidente problemático. É possível.  Em uma eleição é possível que se faça uma escolha errada.  Contudo, é da democracia.  Acontece. Os chatos, os negativistas, os críticos de plantão virão, com absoluta certeza, estou tranquilo quanto a isso, dizer que o sócio-futebol no Flu foi um erro, vão dizer "Tá vendo, não falei?!" Não tenham dúvidas, isso ocorrerá. Eu vou estar lá para rir, não da eventual má administração que possa ocorrer, realizada por um presidente que tenha sido eleito diretamente pelo torcedor associado ao clube, mas sim daqueles que estarão vociferando, dizendo que foi um equívoco o sócio-futebol e que estavam ali na espreita, afirmando que já sabiam de ante mão do resultado, somente à espera de algo que não tenha saído exatamente como se desejava.
Alguns dos críticos da gestão, que defendiam uma pureza OMO TOTAL na política do clube, no sentido de que não podiam se aliar nem conversar com players políticos mais antigos, que eu saiba, aderiram a grupos lá dentro. Será que essas pessoas mudaram de pensamento e abandonaram a sagrada "bíblia dogmática"? Ou será que estes se convenceram de que estavam na realidade certos aqueles que compreenderam, há algum tempo, que, para mudar, tinham que entrar no clube, de certa forma jogar o jogo, e tentar democraticamente ganhar espaço e ir obtendo avanços?  Não, não, eu concordo com vocês. Pensando melhor, é verdade, eu concordo. Vocês é que estavam certos.  O clube não avançou nada.  O Museu, o restaurante temático, as novas piscinas que teremos, o Ato trabalhista, o escalonamento e planejamento das dívidas, a renovação de todo o sistema de TI, o Centro de Treinamento que está no forno, prontinho para sair, o fato de estarem sendo pagos todos os impostos, FGTS, INSS, de funcionários e jogadores, evitando acumularem-se novas dívidas em cima das já existentes, uma comissão técnica com profissionais um "pouquinho" mais competentes do que antes, a aprovação do sócio-futebol, da liberdade para explorar uma terceira camisa oficial de forma mais impactante no mercado consumidor do nosso torcedor, de modo a gerar receitas, como fazem os clubes europeus, a reforma do Bar da Piscina, os eventos TTT em outros estados e também no clube para lá assistirmos aos jogos, a facilidade para a aquisição de ingressos via internet, dentro do possível evitando ou reduzindo em muito as filas, afora outras coisas.... É, realmente nada foi feito e, aquilo que o foi, é tudo uma grande porcaria, um enorme engodo, tá tudo ruim, reconheçamos, são uns incompetentes. Eu, como tricolor e associado, devo dizer que estou muito chateado com essa incompetência toda. Esses caras são uns aproveitadores.
Lembro, e lembro muito bem mesmo, quando uns e outros, uns tempos atrás, nem tão distantes assim, diziam que não se queria o sócio-futebol, que era tudo uma grande enganação daquele grupo, que alguns diziam que o nome nem poderia ser dito, "por ser de difícil pronúncia, claro (rsrsrssr)", que não se faria nada, pois estavam coligados com grupos do passado, gente que só fez mal ao clube. É, realmente não se está fazendo nada, não se desejava o sócio-futebol.
Bem, às vezes é necessário coligar-se, fazer política, ceder aqui ou ali, mas, o mais importante é, na coligação da qual se faz parte, manter-se a hegemonia de ideias e de iniciativas. Hegemonia não quer dizer que tudo vai ser imposto pelo seu grupo, que tudo vai ser implementado da maneira exata que se quer, pois, como dito, em tudo na vida temos de fazer concessões, até em nosso âmbito pessoal, quanto mais numa sociedade, mas quer dizer que a ideia básica, o norte que nos sugere o caminho a ser seguido, é aquele que deu início ao movimento, são as ideias do grupo hegemônico. É assim que se avança. Pelo menos na minha forma de ver, embora, claro, eu respeite as demais opiniões e posicionamentos.
Olha, eu fico, sinceramente e com todo o respeito, impressionado com a capacidade de as pessoas somente terem olhos a destacar aspectos negativos, de opinar torcendo o nariz para tudo. Evidentemente que opiniões críticas são importantes. Mas, só há críticas?  Está tudo errado?  Olha, vou te contar....
Desculpem-me, mas algumas pessoas parecem que acordam todos os dias passando mal, diarreia, sei lá, e aí passam o resto do dia emitindo opiniões com o carimbo daquilo que as está afligindo.
Deixo claro, falando sério novamente, que respeito todas as opiniões e muito mais ainda o direito de as pessoas se posicionarem como melhor entenderem. Isso foi uma das maiores vitórias de nossa democracia, da batalha pela qual muitos perderam as suas vidas algumas décadas atrás. E, por eles, tenho enorme respeito.  Portanto, eu respeito as opiniões dos outros, mas também tenho o direito de ter a minha.  E a minha opinião é de que tem muita gente frustrada, muita gente incapaz de reconhecer algo bom, virtudes, em outros caminhos e/ou escolhas que não sejam as suas próprias.  Sabe-se lá porque ou que outros sentimentos e/ou interesses podem estar motivando tais comportamentos.  Contudo, a realidade é dura e dela não escapamos.  Não é à toa que uns avançam, se desenvolvem, e outros vão mais devagar, dando cabeçadas, às vezes até se perdendo pelo caminho ou quase parando. Mas, como dito, faz parte. É do jogo democrático e temos de saber lidar com todos os tipos de opiniões. E eu as respeito, que fique claro.
Abraços e saudações tetra campeãs. No fundo, somos todos companheiros da mesma paixão, da mesma "doença" (no bom sentido, claro).

Edu Mas
Torcedor, Sócio do Fluminense e membro do grupo Flusócio

3 comentários:

  1. Boas palavras, Eduardo!

    Grande abraço!
    Carlos Clark

    ResponderExcluir
  2. Prezado Eduardo Mas!!!

    Nos conhecemos, pouco, mas nos conhecemos... Por isso tenho a tranquilidade suficiente para me dirigir a você em este blog que é INDEPENDENTE...

    Sabe o que passa... que vocês da Flusócio acham que inventaram a roda, e a coisa não vai por aí... Que nas eleições passadas a política do Fluminense necessitava de oxigênio (mesmo escolhendo um candidato com um currículo inferior) pra mim é fato... Que algumas coisas melhoraram no Fluminense (leia-se fundamentalmente Xerém e algumas ações de Mkt), pra mim também é fato... Mas repito, vocês não inventaram a roda... A censura sim (porque no blog de vocês ela existe, diferente da postura do Eduardo Coelho para com este blog)... Mas que grande NOVA receita a Flusócio trouxe para o Fluminense?... nenhuma... Negociou renovações com alguns patrocinadores, com o título brasileiro de 2010 no colo... Encontrou o clube com a Adidas e a Ambev dentro... A Unimed foi praticamente quem deu todos os recursos milionários para campanha do Ilustríssimo Presidente de direito Peter... A mesma Unimed que gerencia o futebol do Fluminense praticamente desde 2008... O aumento de cotas da Tv Globo era visto, e foi pra todos os clubes... o que não sei se a forma de fazer a guerra foi a correta, pois proporcionalmente não sei se a diferença me "%" continua a mesma...As referidas reformas do Bar da Piscina (deve ser a 6ª que vejo em 44 anos de frequência às Laranjeiras... Tá bonitinho... perfeito... assim como reconheço estar bonitinha a Sala de Exposições de uma pequena parcela da história do Flu... (Quando eu morava na Espanha, com as notícias que chegaram, pensei que a nossa pseudo-nova Sala de troféus, era melhor do mundo... porque assim me foi vendido)...

    Minha posição em relação ao Sócio Futebol, é clara e assumida desde 1994, quando assumi meu 1º mandato como conselheiro do clube, e principalmente desde 1996 quando fui um dos fundadores desse legítimo 1º GRANDE MOVIMENTO de sócios que houve no Fluminense... Este que através das suas lutas, conseguiu democratizar o clube... Só que o buraco que existia era maior que o oceano, e chegar nesse oceano com tsunami era coisa de loucos... Só que existiam INCONSEQUENTES (alguns deles fundadores da Flusócio) que queriam resultados no momento zero... E a banda não toca por aí... Para nada defendo a gestão Roberto Horcades... Mas posso assegurar que ROUBAR ele não roubou... pode ter sido MUITO VAIDOSO... E pra pagar tem que ter... dinheiro não estica... e fazer dinheiro exige visibilidade, e esta só começa a aparecer à partir de 2007.

    Aí você pode me falar das dívidas que ele gerou... e eu vou te responder que foram geradas porque teve que pagar as anteriores... e assim se faz uma bola de neve...

    Mas voltando, ao Sócio Futebol, assumi a minha posição, PELA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO NASCER DO PROCESSO... Não houve a tal discussão... 22 pessoas (algumas delas com parentes trabalhando no clube e uma delas, cujo silêncio e defesa à morte do projeto, tem explicação na INCOMPATIBILIDADE) pertencentes a grupos da base aliada decidiram... só que essa discussão não passou pelo Conselho Deliberativo... Já não entro no mérito do Código Civil... Mas tinha, em nome da DEMOCRACIA, que ser discutido dentro do Conselho... Para posterior votação na Assembleia Geral.

    E até aí vai a minha indignação...

    (CONTINUA)

    ResponderExcluir
  3. (CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO DE ANTONIO GONZALEZ)

    Agora, se existe outro discurso em relação ao Sócio Futebol, ele pertence À PRÓPRIA SITUAÇÃO... ou você vai me dizer que a DEMOCRACIA TRICOLOR e os ESPORTES OLÍMPICOS votaram à favor... É claro que você sabe que não... Quando muita gente que votou Júlio Bueno nas últimas eleições (Gustavo Marins, Cássio Miranda Neto, entre outros) assumiu voto pelo SIM...

    Então, essas tuas palavras, para nada me refletem, nem me incomodam...

    "Desculpem-me, mas algumas pessoas parecem que acordam todos os dias passando mal, diarréia, sei lá, e aí passam o resto do dia emitindo opiniões com o carimbo daquilo que as está afligindo."...
    Acredito que você estará falando de algum E.T. situacionista...

    Já na colocação abaixo...

    "E a minha opinião é de que tem muita gente frustrada, muita gente incapaz de reconhecer algo bom, virtudes, em outros caminhos e/ou escolhas que não sejam as suas próprias. Sabe-se lá porque ou que outros sentimentos e/ou interesses podem estar motivando tais comportamentos"...

    Eu preferia que você falasse abertamente de nomes... Diga quem está frustado, ou que tipos de interesses... Mas dê nomes... Te garanto que este blog INDEPENDENTE publicará (me desculpe Eduardo por não te consultar, mas sei quem é você, que é do tipo de homem que se veste pelos pés)... Sinceramente Eduardo Mas, eu gostaria que você dissesse quem realmente, falando um português claro, TORCE CONTRA.

    Há 3 meses voltei ao Brasil... No dia 17 de Agosto fui ao clube por 1ª vez... naquele momento a eleição do ano que vem estava 100% decidida em favor do atual Presidente de direito...

    Já hoje, GRAÇAS A DEUS, A CELSO BARROS, AO ABEL, AO FRED E AO CAVALIERI, TETRACAMPEÕES, e vendo a votação de ontem, depois de 2 meses de campanha "AMORAL" buscando votos pelas redes sociais, QUANDO NINGUÉM SABIA OFICIALMENTE DATA DE NADA, nem o que iria acontecer, e com a Flusócio se mobilizando... o que muitos vem como vitória... pode ter futuramente outra leitura...

    De todas as formas, que fique claro que com você, com certeza eu sento em qualquer mesa pra falar e discutir sobre o Fluminense... Já com outras... teria que pensar...

    Faltam 3 jogos... que sejam 3 VITÓRIAS! Tetracampeão e com "RECORD"!

    Um TETRACAMPEÃO abraço

    Antonio Gonzalez

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM