quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Recorde??? Profissionalismo??? Deixa isso para o São Paulo

Recorde??? Profissionalismo??? Respeito com o Torcedor??? Fica pra próxima! Talvez, para a próxima encarnação.

A questão que me deixa indignado é como se algum dirigente esportivo falasse: “Você, Torcedor, você é um otário, um babaca. Tem mais é que pagar a conta”. E é exatamente isto o que ocorre no futebol moderno. Mas uns (dirigentes) são mais sagazes, competentes e inteligentes na arte de “enganar o Torcedor”. Outros não. E ainda temos que ouvir dirigente esportivo enchendo a boca pra dizer: “FUTEBOL É NEGÓCIO!”
Mas nós, torcedores, por mais esclarecidos e com mínimo grau de instrução, em muitas situações, movidos pela paixão, deixamos que nos façam de babacas. Após a vitória do Fluminense contra o Palmeiras e a conquista do campeonato brasileiro, eu sonhava com três vitórias tricolores nos três últimos jogos que faltavam. Desculpem-me leitores pela expressão vulgar... Eu sou um idiota mesmo!
No dia do jogo com o Cruzeiro, eu estava na Engenhão. E via nitidamente a forma apática e desinteressada como jogava a equipe tricolor. O jogo mais parecia uma pelada de churrasco de final de ano entre “casados e solteiros”. Onde todos jogam quase sempre de ‘cara cheia’. Leitores adivinhem qual era o time dos casados neste caso??? Pula essa pergunta, que já deu pra perceber a resposta. Essa resposta é uma barbada.
No final do jogo: Cruzeiro 2 x 0. “Menos mal, somos os campeões do Brasil”, poderão dizer alguns bacaninhas da “patota dos amiguinhos legais”, pois o nosso ‘capitão’ é um “cruzeirense fervoroso”. Talvez o nosso ‘capitão’ tenha dito: “Se alguém fizer gol no meu Cruzeiro, tá barrado no time!”
Aí, veio o jogo com o Sport. A entrega do time já foi outra. Mas mesmo assim, não foi suficiente para vencer o time pernambucano. A equipe tricolor levou um sufoco danado e não conseguiu vencer (e rebaixar) o Sport. Na verdade, somando os gols em cima da linha do gol do Cavalieri que o Flu evitou, era pra levarmos uma goleada. Eu, como torcedor tricolor, queria muito ter o prazer de vencer o Sport e rebaixá-lo. Pois não me esqueço de uma amarga goleada sofrida pelo Fluminense na Ilha do Retiro, há alguns anos atrás. E bota amarga nisso. Não esquecerei jamais!!! Mas não deu. Fica pra próxima. 
Logo após o empate com o Sport o nosso ‘capitão’ deu uma declaração que me deixava muito preocupado. O nosso ‘capitão’ dizia que não sabia se enfrentaria o Vasco da Gama na última partida do campeonato. Pensei logo com as minhas sandálias da humildade: “Pronto, agora vai rolar uma debandada geral e ninguém vai querer jogar também”. Mas eu não imaginava que um simples pensamento meu pudesse se transformar em pura realidade. E o pior é que virou.
Quando recebi a notícia que o Flu jogaria com o time reserva, pensei em não ir ao Engenhão assistir o jogo final com o Vasco. Seria uma forma de protesto. Um protesto individual, libertário e silencioso. Mas depois pensei: “Não! Vou lá prestigiar a nossa linda e eterna camisa tricolor, que é o amor (e não paixão) da minha vida. Vou lá prestigiar e respeitar a minha intensa ligação histórica com a Instituição FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. Vou lá prestigiar e aplaudir os atletas que vestirão a camisa tricolor (eles não têm culpa da palhaçada do time jogar só com jogadores ‘reservas’). Vou lá prestigiar meus amigos tricolores, companheiros de arquibancada, no último jogo do ano. Vou lá pra gritar TETRACAMPEÃO. Vamos vencer o Vasco e bater todos os recordes". E vencer o Vasco (na minha opinião), estrategicamente, é muito mais importante que vencer qualquer outro adversário. 
Entretanto, muitas questões devem ser refletidas diante da atitude de colocar um time inteiro de reservas. Sempre tive (e tenho) inúmeras restrições ao dirigente do Vasco, Eurico Miranda. Mas sou obrigado a reconhecer que sua estratégia de “pagar bicho extra” (em silêncio) para vencer os jogos do seu clube com o Fluminense, deu muito certo. Sou da geração que teve o prazer de nascer e crescer, tendo “O VASCO FREGUÊS DE CADERNO DO FLUMINENSE”. E sou também da geração que teve o desprazer de ver o Vasco reverter esta freguesia. Logicamente, que o Vasco para realizar tal feito histórico, contou muito com a enorme fragilidade do Fluminense durante a segunda metade dos anos 1980 e na totalidade da década de 1990.
No entanto, além da enorme fragilidade tricolor, o sagaz Eurico Miranda, sabia que só a fragilidade do Fluminense, não seria possível para realizar seu objetivo. Ele precisaria agir. E agiu. Silenciosamente, motivava seus atletas, em qualquer jogo para vencer o Fluminense. Podia ser amistoso, jogo de campeonato em que os dois estivessem eliminados, Copa do “Zé Fuinha” ou do “Zé Ninguém”, não interessava. Se jogassem Fluminense e Vasco, os vascaínos teriam de vencer sempre os tricolores. E pra isso acontecer seria preciso o melhor estímulo para os jogadores de futebol. Ou seja, DINHEIRO. Eurico pagava “bicho extra” para o Vasco vencer o Fluminense. E o que parecia impossível aconteceu. Eles reverteram a estatística. Triste! Muito triste!   
Agora, o Fluminense precisava de apenas uma vitória em três jogos para bater o recorde de pontos do campeonato brasileiro, perdemos. Em três jogos, após a vitória para o Palmeiras, perdemos dois jogos e empatamos um. Depois que o Fluminense assegurou o título, de nove pontos disputados, conquistou apenas um.
O Fluminense que poderia ter batido todos os recordes, não bateu nenhum. Alguns nem do próprio campeonato de 2012. E teve três chances claras para isso. Poderia ter batido o recorde de maior número de pontos em todos os campeonatos brasileiros na era dos pontos corridos (continuará com o São Paulo). Poderia ter batido o recorde de maior número de vitórias (continuará com o São Paulo). Poderia ter batido o recorde de menor número de derrotas (continuará com o São Paulo). Poderia ter batido o recorde de maior percentual de aproveitamento (continuará com o Cruzeiro do nosso ‘capitão’). 
O jogo com o Vasco? Não vou nem falar muito pra não me estressar novamente. O jogo foi uma porcaria. E pra piorar a porcaria “O FLUMINENSE PERDEU”. Quando o jogo é uma porcaria e o Fluminense vence a gente nem liga. Mas quando perde...
O lance capital do jogo foi a jogada do Samuel. Um conselheiro do Fluminense (coitado) teve que me ouvir durante o resto do segundo tempo reclamando do gol perdido. Deu vontade de ir embora do estádio neste momento. Fiquei muito indignado. Como alguém perde um gol daqueles??? Como??? Me expliquem, por favor???
Que marra é aquela do Samuel na hora de chutar??? Quem é Samuel??? O que é Samuel??? Será que ele pensou que era o RIVELINO??? RIVELINO é RIVELINO, porque nunca foi MARRENTO e SOBERBO daquele jeito. O que o RIVELINO tinha que fazer com a bola nos pés, ele fazia. E fazia muito bem, como poucos sabiam fazer. E fazia, porque sabia fazer. Já o Samuel deveria ter sido apenas o Samuel, chutar aquela bola direito e fazer o gol. Simples. Mas não, o cara, é o cara. O cara é TETRACAMPEÃO!!!!!! O cara é o cara elevado a milésima potência. Essa ‘marra’ toda vem de cima. Afinal, o cara é o substituto do cara. Aí, o cara que tá embaixo assimila e repete. Se um cara pode escalar o time, o outro cara pode chutar do jeito que quiser. “E que se dane os babacas que estão no estádio, batendo palminhas, gritando ‘NENSE’ como idiotas e pagando ingressos. Eles estão ali pra isso mesmo”. Este deve ser o pensamento desses “caras”. E eu era um dos 5 mil e poucos que estavam no Engenhão. Será que eram todos idiotas ou otários??? Não, todos não. Os vascaínos não estavam entre os idiotas ou otários. Eles venceram o jogo e saíram sacaneando os tricolores. Até porque o Samuel não jogava no time deles.
O Fluminense (como um todo) desrespeitou muito sua torcida nos últimos três jogos. Simplesmente, “NÃO LUTARAM PELOS RECORDES”. Apenas falaram que lutariam. Mero discurso pra enganar otário e manipular a torcida (como sempre). Depois, ficam com essa onda de “guerreiros”??? FALA SÉRIO!!! Guerreiro que é guerreiro não abandona o barco. JAMAIS!!!
Mas aí, vai aparecer algum bacaninha da “patota dos amiguinhos legais”, dizendo que sou chato e que deveria comemorar o TETRA. Sim, realmente devo ser chato e faço absoluta questão de ser. Pois sou FLUMINENSE e devo sempre querer o melhor para o nosso Clube. E não me acomodar e me acostumar com ‘qualquer coisa’.
Por falar em “NEGÓCIOS”, a diretoria do Fluminense “DESVALORIZOU O SEU PRODUTO”. “ISSO É FATO!!!” Depois, é bom os bacaninhas da “patota dos amiguinhos legais”, não virem com esse papo furado de “PROFISSIONALISMO”. A Diretoria do Fluminense desrespeitou o campeonato e a torcida tricolor após a vitória sobre o Palmeiras. Isso é fato! Esqueceram que o campeonato brasileiro de 2012 só terminava após a partida do Fluminense com o Vasco da Gama, no dia 2 de dezembro.  E não no dia 11 de novembro.
O jogo do Flu com o Cruzeiro foi transmitido pela TV, para todos verem a inesquecível atuação do time dos “casados” no churrasco de final de ano. Tinha até um “ABACATE” dentro de campo. Não sei se era um “ABACATE”, mas tinha algo “VERDE” em campo. Aí, me lembrei da “FRUTA”. O jogo do Flu e Sport foi transmitido pela TV pra todos verem o sufoco que o time levou do rebaixado Sport.
E o pior, o jogo do Flu com o Vasco foi transmitido pela TV, para todos assistirem uma pelada digna dos campinhos do “ATERRO”. E no autêntico “VAZIÃO”. Ou melhor, “VAZIAÇO”. O “TETRACAMPEÃO” jogando no “VAZIÃO” ou “VAZIAÇO”. Jogando para 5 (CINCO) mil pessoas. Isso é que é “VALORIZAÇÃO DO PRODUTO”, o resto é brincadeira. Que VERGONHA!!! Depois ninguém pode reclamar da torcida por termos uma média de público medíocre. O jogo com o Vasco era pra lotar novamente o Engenhão. E era para o Fluminense lutar por outro “TÍTULO”. “O TÍTULO DOS RECORDES”. Mas pelo visto o “NOVO FLUMINENSE” se contenta com pouco.
Mas eu esqueci que “RECORDES” são para atletas e dirigentes que valorizam o campeonato, acima de tudo. E dirigentes esportivos, que mesmo sendo “SUPER PROFISSIONAIS” e integrados ao mercado do futebol, não perdem um pouco da alma amadorista, que deve ser a grande essência do esporte. Desculpem-me, esqueci que muitas pessoas atualmente no Fluminense, analisam o futebol como entretenimento e não como “ESPORTE”. Pois domingo o “entretenimento” dos tricolores foi horrível. Pelo menos dos poucos que compareceram ao Engenhão. E eu estava entre eles. E saí do estádio me sentindo um grande “OTÁRIO” de ter ido assistir o jogo.
Recorde??? Profissionalismo??? Deixa pra próxima! Deixa isso para o São Paulo do MURICY RAMALHO. Pra quê RECORDES??? Deixa isso para o São Paulo. Eles é que precisam dessas besteiras. Afinal, eles não têm nada. Eles só possuem um “CT” (construído apenas com “RECURSOS PRÓPRIOS”), um “ESTÁDIO PARA 80 MIL PESSOAS” (construído apenas com “RECURSOS PRÓPRIOS”), “SEIS TÍTULOS NACIONAIS”, “TRÊS SUL-AMERICANOS” (podendo ter o quarto neste mês) e “TRÊS MUNDIAIS”. E agora, eles continuam com os “RECORDES DO CAMPEONATO BRASILEIRO”, que o Fluminense deixou de ganhar.
Enquanto o Fluminense pouco ligou para bater os “RECORDES”, em 2012 (teve três chances claras para isso), o São Paulo está vibrando muito por ter mantido os seus “RECORDES” alcançados no campeonato de 2006. E de quebra, ainda estão na final da Copa Sul-Americana. Afinal, lá em São Paulo é a terra do “TRABALHO” e do “PROFISSIONALISMO”, como dizia o grande “MURICY RAMALHO”. Aqui no Rio é a terra do “SURF”, do “PAGODE”, do “DRINK” e da “VIDA SOCIAL”, como dizem alguns “atletas” por aí. “VIVA O FLUMINENSE!!!” “VIVA AS FÉRIAS E A VIDA SOCIAL!!!” “É TETRA!!!”








3 comentários:

  1. Prezado Eduardo

    Concordo em número, gênero e grau!

    Mas fico com uma dúvida... quem manda em quem?

    Será que...

    O Fred (grande artilheiro e inquestionável dentro do campo em esta campanha)manda no elenco... Que por sua vez mandou no Abel Braga (posso até não gostar do estilo de jogo, mas reconheço que foi competente... Que por sua vez avisou o Rodrigo Caetano... que mandou um recado pelo Sandrão (que não manda em nada)... que comunicou ao Sr. Celso Barros (é inquestionável o labor da Unimed, na bela gestão do futebol)... que por sua vez DECIDIU dar férias coletivas... e que por sua vez esqueceu de consultar o Ilustríssimo Presidente?...
    Será que foi assim?
    Porque se foi assim, ainda obedeceu a uma lógica... inescrupulosa... mas diante do que todos sabemos... lógica...

    INFELIZMENTE, O FLUMINENSE CONTINUA PERDENDO PARA O FLUMINENSE...
    E o nosso Ilustríssimo Presidente Peter perdeu uma OPORTUNIDADE de ouro para se perpetuar na HISTÓRIA (de DIREITO e de FATO)...
    E no fundo, e falo com toda a sinceridade que me caracteriza, penso que o nosso Ilustríssimo Presidente Peter, não esteve de acordo com o que aconteceu...
    Mas existe uma GRANDE DIFERENÇA entre não estar de acordo, e TOMAR UMA ATITUDE condizente com o cargo que lhe pertence de FATO...

    Finalizo me perguntando: Será que a Globo ficou chateada com a postura do Fluminense?...
    Porque não vejo LÓGICA nenhuma na festa de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2012... pois na hora de homenagear o Fluminense, a primeira que foi chamada ao palco foi o Sr. Celso Barros e posteriormente o nosso Ilustríssimo Presidente Peter... E é impossível estar de acordo com isso, porque mais uma vez ALGUÉM PASSOU por cima da INSTITUIÇÃO... Porque a pessoa que REPRESENTA acima de tudo o Fluminense, é o Ilustríssimo Presidente Peter, presidente de direito do Fluminense Football Club... E seria IMPORTANTE que isso ficasse claro!

    Na torcida de que em 2013 possamos repetir e ampliar os feitos deste ano, mas também torcendo para que esse tipo de vacilos não voltem a ser cometidos.

    Saudações TETRACAMPEÃS

    Antonio Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo disse...
      É ISSO AI PROFESSOR, PARABÉNS MAIS UMA VEZ, QUEM VOS ESCREVE É MAIS UM OTÁRIO PORÉM APAIXONADO TRICOLOR, EU DESIRÉE ROGÉRIO DE CARVALHO, TORCEDOR, CONSELHEIRO E ACIMA DE TUDO UM OTÁRIO SONHADOR, QUE SONHOU COMO VOCÊ COM UM FINAL DIGNO DE CAMPEONATO, ONDE SE DEVERIA RESPEITAR OS DEMAIS TIMES QUE AINDA ESTAVAM DISPUTANDO OS JOGOS FINAIS, MESMO QUE PARA ELES OS ÚLTIMOS TRÊS JOGOS NÃO MAIS LHES VALESSEM NADA EM RELAÇÃO A TABELA CLASSIFICATÓRIA, E ACIMA DE TUDO ALÉM DE 5 MIL OTÁRIOS, TINHA INTERESSES EM JOGO TIPO QUEBRAR RECORDES, E TUDO ISSO FOI POR ÁGUA ABAIXO POR ATITUDES SIMPLESMENTE MESQUINHAS E AMADORAS, DISSE NAS REDES SOCIAIS E REPITO AQUI, QUE DAR VOLTA OLÍMPICA FALTANDO TRÊS RODADAS PARA O FINAL DO CAMPEONATO, É NO MÍNIMO FALTA DE FAIR PLAY E SÓ OS CEGOS E LEIGOS NO FUTEBOL, NÃO CALCULARIA O FIASCO DO JOGO FINAL (JOGO NÃO, PELADA).O QUE ERA PRA SER UMA DESPEDIDA DE GALA, COM UMA CONFRATERNIZAÇÃO DE DESPEDIDA DE FIM DE ANO TORNOU-SE UM VELÓRIO ONDE FOI SEPULTADO SONHOS DE QUEM REALMENTE AMA O FUTEBOL, O ESPORTE DE UM MODO GERAL E ACIMA DE TUDO O CLUBE MAIS AMADO DO PLANETA. DESEJO A QUEM TOMOU ESSA ATITUDE IRRESPONSÁVEL QUE REFLITA PARA NO PRÓXIMO ANO NÃO COMETA A MESMA ABERRAÇÃO, POIS SE EU FOSSE ENTRAR PARA SÓCIO-FUTEBOL HOJE, PENSARIA DUAS VEZES E OBRIGARIA ALGUÉM A ASSINAR UM COMPROMISSO DE NÃO REPETIR ESSE CRIME CONTRA A PAIXÃO CLUBÍSTICA DE UM CIDADÃO QUE QUER NO MÍNIMO RESPEITO COM O ASSOCIADO. BOAS FÉRIAS PARA OS CANSADOS GUERREIROS, E 50% PARABÉNS E 50% PÊSAMES PELO ABANDONO DA RESPONSABILIDADE, DESCANSEM BEM, TOMEM BASTANTE SUQUINHOS E ENERGÉTICOS, PORQUE VCS TRABALHAM MUITO E GANHAM POUCO!!!

      Excluir
  2. Observando a riqueza, a pureza e o sentido de FLUMINENSISMO do comentário acima do Sr. Desiree Rogério Carvalho, só me resta calçar as sandálias da humildade, descer do meu cavalo, pedir desculpas pela minha arrogância, e pedir ao MEU DEUS que me livre dos meus preconceitos...
    Acabo de aprender que nada sei... Hoje, mais uma vez sou feliz... como é RICA a CIDADANIA FLUMINENSE!

    Assim seja!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM