quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pintinho: 60 anos


                       Carlos Alberto Gomes, o Pintinho



O dia 25 de junho é um dia especial para tricolores e os amantes do bom futebol. Ou melhor, é muito especial. E o dia 25 de junho de 2014 é especialíssimo. Nesta data, completam-se "60 ANOS" de Carlos Alberto Gomes, o "PINTINHO". Carlos Alberto Gomes, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 25 de junho de 1954.

Pintinho foi um dos jogadores mais habilidosos e técnicos que vestiram a camisa do Fluminense. Pintinho fez parte de uma época gloriosa do clube de Álvaro Chaves. Pintinho foi campeão carioca de 1973, 1975, 1976 e 1984. Em seu aniversário de "60 ANOS", homenageamos o Pintinho lembrando uma passagem importante de sua carreira, porém pouco lembrada.

Pintinho teve uma participação decisiva no campeonato carioca de 1984, quando o Flu foi bicampeão. Naquela campanha Pintinho disputou sete partidas com a camisa do Flu. O Fluminense tinha perdido a final da Taça Guanabara para o Flamengo por 1 a 0, gol de Adílio. No primeiro jogo do returno, o Flu jogou no estádio Ari de Oliveira, em Campos. O jogo era com o Goytacaz e foi assistido por 3.969 pagantes. A partida foi realizada em 14 de outubro de 1984.

O Fluminense terminou o primeiro tempo perdendo por 1 a 0. Aos três minutos da segunda etapa, Pintinho fez o gol tricolor empatando o jogo. A partida continuou 1 a 1 até o fim. No último jogo do returno, no Maracanã, no dia 1º de dezembro, Pintinho estava no banco. Naquele sábado, à noite, o Fluminense precisava vencer o Flamengo para passar às finais.

Neste caso, ficaria com o mesmo número de pontos ganhos - 33 - em todo o campeonato que o Flamengo. Mas seria beneficiado pelo regulamento, porque o adversário já tinha conquistado um turno. E o regulamento destinava uma vaga para a final, ao time que somasse mais pontos em todo o campeonato. No final do jogo, vitória do Flu: 2 a 1. Assis e Washington, o "Casal 20", fizeram os gols da vitória tricolor por 2 a 1 diante do Flamengo. Com a vitória, o Flu ficou com o maior número de pontos - junto com o Flamengo - e teve direito de entrar no triangular final.

Por isso tudo, podemos compreender perfeitamente, que aquele gol do Pintinho, foi também "o gol do título". Pois sem aquele golzinho do Pintinho e sem aquele empate - que rendeu "um pontinho precioso" - o Flu não entraria no triangular final. Nos jogos finais, o Flu venceu o Vasco por 2 a 0 e o Flamengo por 1 a 0. tornando-se bicampeão. Mas se não existisse aquele golzinho do Pintinho, jamais existiria a música, "Recordar é viver..."  

Carlos Alberto Gomes, o Pintinho, merece todo o nosso respeito pela sua bela carreira de jogador de futebol. E por ser uma excelente pessoa. Pintinho é o 13º jogador de futebol que mais vestiu a camisa do Fluminense Football Club. O que não é pouca coisa. Isso o coloca entre os grandes nomes da história do futebol tricolor. Pintinho encantou várias gerações de tricolores e os amantes do bom futebol, com sua maneira elegante de jogar. Fica aqui a nossa carinhosa homenagem pelos "60 ANOS" do nosso querido Pintinho, desejando-lhe muita saúde e paz. 

Um comentário:

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM