sábado, 18 de outubro de 2014

Ex-presidente do PSDB, recebeu propina de R$ 10 milhões

Em delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, denunciou que o ex-presidente do PSDB Sergio Guerra (PE) recebeu propina de R$ 10 milhões para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em 2009 fosse desbaratada.

Sérgio faleceu no início deste ano, aos 66 anos. Na época da negociação, Guerra era senador por Pernambuco e fazia parte da comissão de investigação da Petrobras.

De acordo com as informações de Paulo Roberto Costa, empresas ligadas à Petrobras temiam prejuízos com a CPI e tinham o objetivo de encerrar de imediato as investigações por ameaçar o andamento de seus negócios. O ex-diretor da estatal informou também que acredita que Guerra tenha recebido a propina em 2009, pois nunca mais foi procurado para falar a respeito do caso.

À época, a comissão investigava irregularidades nas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. As suspeitas acabaram sendo investigadas pela Polícia Federal, durante a Operação Lava Jato, em março deste ano. Paulo Roberto Costa informou que a propina foi paga pela Construtora Queiroz Galvão. Costa informou ainda que o dinheiro recebido por Sérgio Guerra seria utilizado para a campanha do PSDB de 2010.

É importante ressaltar que Sérgio Guerra foi um dos principais representantes do PSDB e não é a primeira vez que o seu nome vem à tona em assuntos polêmicos. Filiado ao PSDB desde 1999, ocupou a Secretaria Extraordinária do governo de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco, já foi senador pelo PSDB em 2002 e assumiu a coordenação nacional da campanha presidencial de Geraldo Alckmin, em 2006, e Serra, em 2010. Sérgio Guerra assumiu a presidência do PSDB em 2007, substituindo Tasso Jereissati. Seu nome está ligado à CPI dos Anões do Orçamento, sendo ele um dos integrantes do esquema de corrupção que desviava verbas do Orçamento da União.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM