sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O busto do Waldo é uma iniciativa de Valterson Botelho


A quarta capa do livro do Waldo, escrito por Valterson Botelho e fotos do busto encomendado pelo autor do livro



Estava iniciando minhas leituras diárias no meu sacrossanto lar. E descobri que o IBGE divulgou a menor taxa de desemprego da história do país. Depois, li também que o poder de compra do salário mínimo é o maior nos últimos 50 anos. Muito bom! A classe trabalhadora agradece. No entanto, não observei vários órgãos de imprensa alardeando esse fatos por aí. Acontece. A mídia comete grandes equívocos ao deixar de relatar o que também é notícia. E também comete equívocos ao construir a notícia. 

Sobre cometer equívocos ao construir a notícia, é o que podemos observar na matéria do site UOL, intitulada "Veja como um 'espanhol' impede que Fred seja o maior artilheiro do Flu". Publicada neste dia 13/02, a matéria é assinada por Rodrigo Paradella.

É uma matéria que fala da impossibilidade de Fred ultrapassar Waldo, o maior artilheiro da história do Fluminense. Na matéria assinada por Rodrigo Paradella, em determinado momento do texto, comenta-se a criação de um busto em homenagem ao Waldo, o maior artilheiro do Fluminense. E o grande equívoco é citado: "Em 2012, o Tricolor confeccionou um busto do ídolo, guardado hoje na sala de troféus das Laranjeiras". Como dizia o saudoso Mário Vianna, com 'dois enes': "ERRRRRO!!!" 

Não foi o Tricolor, ou seja, o Fluminense F. C., quem confeccionou o busto em homenagem ao Waldo. A iniciativa da criação do busto do Waldo foi do jornalista e advogado Valterson Botelho, que tinha o maior artilheiro do Fluminense como seu ídolo na juventude. 

Imagino que, para fazer a matéria, Rodrigo Paradella não tenha tido a oportunidade de ler o excelente livro "Waldo - o artilheiro" de autoria de Valterson Botelho. No livro, o jornalista do site UOL teria inúmeras informações sobre Waldo. E observaria também na quarta capa do livro, 3 (TRÊS) fotos do busto do Waldo. Em uma das fotos, pode-se ler: "Jogou de 1954 a 1961, 403 partidas". Em outra foto está escrito: "Marcou 319 gols Waldo". 

Outro problema na citação de que "o Tricolor confeccionou um busto do ídolo" é que no mesmo parágrafo, ela é posterior a uma declaração de Dhaniel Cohen, um dos responsáveis pelo Flu Memória. Um dos departamentos do Fluminense F. C., o Flu Memória foi criado por Milton Mandelblatt, Antônio Pereira Leitão e Paulo Xavier. O Flu Memória contém todo o acervo histórico do Clube.         


               Capa do livro de autoria de Valterson Botelho



Somando-se no mesmo parágrafo, a correta declaração de Dhaniel Cohen, com a informação equivocada de Rodrigo Paradella, algum leitor desinformado ao ler o texto no site UOL, realmente, pode ficar com a ideia de que foi o Fluminense F. C., quem confeccionou o busto do Waldo. Quando não foi. O responsável pela confecção do busto foi Valterson Botelho. E devemos dar todo crédito para esta grande iniciativa do Valterson, que é digna dos maiores elogios.

Recordo-me muito bem, quando numa tarde de sábado de 2012, eu e o tricolor Antonio César, acompanhávamos Valterson Botelho até o bairro de Santa Teresa. Estávamos indo até a residência do escultor que tinha recebido a incumbência do Valterson de criar o busto do Waldo. O bairro de Santa Teresa, em décadas passadas, sempre foi um grande reduto da colônia italiana no Rio. E no Rio de Janeiro, "onde se dizia italianos, se dizia Fluminense". Um grande orgulho para qualquer "oriundi". A residência do escultor ficava exatamente na tradicional Travessa Fluminense. Como esquecer?

Para nossa enorme e agradável surpresa, o escultor morava ao lado da casa onde João Boueri tinha nascido e passado parte de sua vida. João Boueri foi um dos grandes dirigentes do futebol do Fluminense, conquistando inúmeros e importantíssimos títulos. Um ícone da história do futebol tricolor.

Sobre o busto do Waldo, é importante lembrar que, ele só está exposto na sala de troféus do Fluminense por alguma insistência do Valterson. Apenas pela insistência de Valterson. Pois, quando se diz, "um busto do ídolo, guardado hoje na sala de troféus das Laranjeiras", parece que o Fluminense se preocupou muito em preservar o busto. O fato é que, inicialmente, não tinham espaço para o busto. Se não fosse a insistência de Valterson para que o busto estivesse em exposição pública no Clube, provavelmente, ele ainda estaria em sua própria residência ou em Santa Teresa na casa do escultor.

É possível que algum dos leitores desse texto, já tenham escutado que uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase. Quiça de um texto. E uma frase, muito mais ainda. Principalmente, quando possui alguma informação equivocada. A história do Fluminense e seu maior artilheiro, o Waldo, precisam de mais atenção e aprofundamento. Apenas isso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM